AMERICAN HONEY – 2016

Antes mesmo de sacudir o universo dos documentários em 2021 com o desconcertante Cow, a cineasta britânica Andrea Arnold fez sucesso com uma viagem ao meio-oeste dos Estados Unidos no seu drama épico na estrada de 2016 que ela escreveu e dirigiu, chamado American Honey (Docinho da América, na versão em português do Brasil). O filme é estrelado por Sasha Lane, Shia LaBeouf e Riley Keough e acompanha a jovem Star (Lane), uma adolescente vinda de um lar problemático, que foge com uma equipe de vendas itinerante que atravessa o meio-oeste americano vendendo assinaturas de revistas de porta em porta. No meio da viagem, ela entra em uma loucura de festas, crimes e amores junto com um grupo de desajustados. O filme foi selecionado para concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 2016, onde ganhou o Prêmio do Júri. Ele recebeu críticas positivas, com a atuação de Lane recebendo muitos elogios, bem como o restante do elenco. O filme foi lançado nos Estados Unidos em setembro de 2016, pela A24 e em outubro de 2016 pela Universal Pictures no Reino Unido e no resto do mundo. American Honey recebeu uma indicação para Melhor Filme Britânico no BAFTA de 2017.

Esse é o primeiro filme de Arnold a ser ambientado e filmado fora do Reino Unido, e a dicotomia entre ter um filme super estadunidense em todos os sentidos sendo escrito e dirigido por uma cineasta britânica pode até conferir um ar de artificialidade num primeiro momento, mas o resultado final é oposto a isso. American Honey é um filme super autêntico e nos mostra que, às vezes, um olhar externo sobre a realidade de uma região é mais eficiente para retratá-la do que somente o ponto de vista local. Nesse caso, o drama de uma adolescente sem muitas perspectivas de vida num país que deu as costas à sua juventude consegue capturar a essência do que é ser jovem nos Estados Unidos para muita gente. Se trata de um coming-of-age reflexivo e provocante que, em muitos momentos, parece sem rumo, mas que ao mesmo tempo sabe exatamente onde quer chegar, assim como a sua protagonista. Com uma atmosfera intimista e levemente maçante, o filme nos faz imergir num universo onde o tempo parece ter parado e onde o futuro nunca chegará. A fotografia belíssima é outro destaque que merece ser mencionado.

Nota 9!

No momento da publicação deste artigo, American Honey está disponível para streaming na HBO Max ou de aluguel no iTunes. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: