CONTRA CORRENTE – 2009

Essa singelo filme peruano de 2009 é uma lindo representante do cinema sul americano que infelizmente não é tão conhecido quanto deveria. Contra Corrente (Contracorriente no original em espanhol, ou ainda Undertow na versão em inglês) narra a história de Miguel, um pescador que vive numa pequeno e tradicional vilarejo no litoral norte do Peru. Miguel é casado com Mariela, que está grávida do primeiro filho do casal, mas mantem um relacionamento secreto com um pintor chamado Santiago. Um certo dia, um acidente com Santiago faz com que Miguel tenha que confrontar sua sexualidade e seus medos mais profundos.

Dirigido pelo também peruano Javier Fuentes-León, Contra Corrente consegue criar personagens complexos e honestos, principalmente o protagonista, Miguel, interpretado pelo ótimo ator boliviano Cristian Mercado. Num vilarejo que representa todo o machismo e a homofobia ainda existentes no Peru e na América Latina como um todo, o diretor, que também assina o roteiro do filme, usa ferramentas pouco convencionais na evolução da narrativa, dando espaço para elementos de fantasia. Além de um drama convincente e emocionante com o qual muitas pessoas LGBTQ+ irão, com certeza, se identificar, o filme traz também imagens lindas e uma fotografia estonteante.

Nota 9!

Contra Corrente, que foi o candidato peruano a disputar um espaço nas indicações para o Oscar de Filme Estrangeiro de 2011, não está disponível em plataformas de streaming ou de aluguel do Brasil, no momento, embora seja encontrado em sites de compartilhamento.


Veja também:

Um comentário em “CONTRA CORRENTE – 2009

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: