LA LLORONA – 2019

Nos últimos anos o cinema viu um pico de interesse por uma das lendas mais tradicionais da América Latina, a lenda da “chorona”. E com isso, em 2019, foram lançados dois filmes ao redor dessa lenda, e aqui nos vamos falar do único deles que é bom: La Llorona, o filme guatemalteco do diretor Jayro Bustamante. O filme de terror mistura ficção com a realidade da história recente da Guatemala ao narras a trama da família de um ex-ditador do país sendo julgado por cometer um genocídio de povos indígenas nos anos em que esteve no poder. O julgamento do ex-político é marcado por protestos em frente à mansão da sua família enquanto o patriarca, com a saúde debilitada, começa a acreditar que esteja sendo assombrado.

La Llorona é, acima de tudo, um testamento para as gerações atuais de latino americanos que não presenciaram os horrores das guerras civis e dos governos militares que atormentaram muitos países na segunda metade do século XX. A Guatemala sofreu com regimes autoritários que cometeram todo tipo de atrocidade contra povos indígenas, e a herança desse genocídio ainda é sentida através da miséria e da exclusão em que os povos maias ainda vivem. Os primeiros minutos de La Llorona, que mostram parte do julgamento do ex-ditador, são incrivelmente emocionantes. O restante do filme, lento e cheio de mistério e suspense, mostra um desejo de justiça que ainda ronda as populações quase que dizimadas no país. Assim o uso do terror e da fantasia nada mais é do que uma metáfora muito bem feita em um filme criativo e politicamente relevante.

Nota 9!

La Llorona, escolhido para representar a Guatemala no Oscar em 2021, ainda não está disponível em sites de streaming ou de aluguel do Brasil, embora seja encontrado em sites de compartilhamento.


Veja também:

Um comentário em “LA LLORONA – 2019

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: