SUPERNOVA – 2020

Dirigido por Harry Mcqueen, esse drama britânico conta a história de Sam (interpretado por Colin Firth) e Tusker (vivido por Stanley Tucci), que são parceiros há mais de 20 anos. Eles estão viajando juntos pela de Inglaterra em seu velho RV visitando amigos, familiares e lugares de seu passado. Essa viagem funciona também como uma despedida, pois desde que Tusker foi diagnosticado com início de demência há cerca de dois anos, o casal já percebe que o tempo que eles ainda possuem juntos é limitado. Justamente por isso, essa temporada e os momentos ao lado de quem eles amam é cada vez mais crucial para os dois.

Antes de falar do filme em si, há dois pontos muito importantes que precisam ser abordados: primeiro, que por mais que Firth e Tucci sejam dois dos atores heterossexuais mais “queer-friendly” que existem (ambos já viveram outros personagens gays no cinema), ainda assim, eles são heterossexuais, assim como o diretor e a maioria das pessoas envolvidas na obra. Gostaria que houvesse mais pessoas LGBTQ+ envolvidas no filme? Com certeza. Vivemos num mundo onde há pouco espaço para pessoas queer no cinema, então essa participação seria muito bem-vinda. O segundo ponto é que, sim, esse é um filme sobre morte e sobre despedida, e muitos gays estão cansados dessa temática. Até bem pouco tempo atrás, filmes com personagens gays eram sempre dramas que terminavam em morte, e entendo esse desgaste. Histórias gays vão muito além da tragédia, e nos últimos anos temos visto bons exemplos disso.

Com essas duas ressalvas, posso dizer que Supernova é um bom filme, de qualquer forma. Esses problemas citados não interferem de forma direta no resultado final, que é uma bela história de amor entre dois homens e a luta para aceitar o fim. As atuações de Firth e Tucci, que são amigos na vida real, estão ótimas, e é possível perceber a química entre eles. A narrativa é conduzida de forma delicada e bonita, enquanto oferece belíssimas imagens do interior do Reino Unido acompanhadas de uma ótima trilha sonora. Alguns momentos do filme parecem levemente distantes, talvez pudéssemos ter nos aprofundado um pouco mais nas características marcantes das personagens, mas ainda assim é uma história emocionante.

Nota 7!

No momento, Supernova ainda não está disponível nas plataformas de streaming ou de aluguel do Brasil.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: