MADRES PARALELAS – 2021

O mais novo filme do veterano cineasta espanhol Pedro Almodóvar, Madres Paralelas (que no momento mantém o título original na versão em português e no inglês pode ser encontrado como Parallel Mothers) marca mais uma parceria de sucesso entre o autor e a talentosa atriz Penélope Cruz, que é a protagonista desse drama familiar. Escrito e dirigido por Almodóvar, o filme acompanha a história de Janis (Cruz, numa performance super inspirada), uma fotógrafa que busca ajudar seus familiares a descobrir a verdade sobre seus antepassados assassinados na Guerra Civil Espanhola e, para isso, conta com a ajuda do arqueólogo Arturo (vivido por Israel Elejalde). Janis não imaginaria que, ao viver um affair com Arturo, ela acabaria engravidando, mas mesmo com surpresa, a fotógrafa decide seguir a gravidez como mãe solteira. Quando Janis vai para o hospital ter sua filha, acaba conhecendo a jovem adolescente Ana (interpretada por Milena Smit), que também está grávida e terá sua filha sem a presença do pai. Nesse dia, as duas mães de primeira viagem acabam criando um laço que vai acompanhá-las por muito tempo, principalmente quando o destino lhes coloca frente a frente alguns anos mais tarde.

Mesmo que Madres Paralelas não seja exatamente o melhor filme da fenomenal carreira de Pedro Almodóvar, ele é com certeza um filme típico desse grandioso artista. O filme nos apresenta uma mistura de melodrama com elementos históricos e sociais que poucos cineastas fazem tão bem quanto Almodovar. Mas essa é apenas uma das características que deixam claro quem é o autor desse filme. A edição abrupta, os longos saltos no tempo, a trilha sonora excessivamente dramática, o enredo de novela repleto de reviravoltas, as personagens queer, o comentário social, tudo o que sempre amamos nas obras do cineasta espanhol está neste filme cheio de atuações incríveis. O destaque é Penélope Cruz, um verdadeiro presente para os fãs do cinema que está num dos seus melhores momentos em Madres Paralelas. Em termos de narrativa, porém, há uma instabilidade no equilíbrio, que acaba focando demais no drama quando chegamos no clímax da história. Fora isso, é uma experiência excelente para todos os fãs do cinema mundial e uma história bem dosada que, mesmo focando na maternidade, não reduz suas personagens ao papel de mães.

Nota 8!

No momento da publicação deste artigo, Madres Paralelas ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: