GUERRA FRIA – 2018

Aclamado pela crítica, Guerra Fria (Cold War, no inglês, e Zimna wojna no original em polonês), foi um dos filmes mais comentados de 2018. Seu diretor, Paweł Pawlikowski, foi um dos cinco diretores do anos a ser indicado ao Oscar de Melhor Direção, além do filme receber outras duas indicações (Melhor Fotografia e Melhor Filme Estrangeiro). Guerra Fria conta a história de Zula, uma jovem cantora, e Wiktor, um diretor musical, que se apaixonam na Polônia pós-Segunda Guerra Mundial, mesmo sendo pessoas com temperamentos bastante distintos. Inflamados por questões políticas, o dois decidem fugir do país para poder viver esse amor longe das pressões impostas pelo governo local. O filme acompanha os encontros e desencontros desse casal ao longo das várias décadas da Guerra Fria, mostrando as dificuldades de viver num mundo dividido e as implicações trazidas com isso.

Guerra Fria faz um bom trabalho estabelecendo relações paralelas entre o contexto político da época e os dramas pessoais vividos pelas personagens. Mesmo com uma perspectiva política um pouco limitada, o filme consegue criar personagens reais que temem o desconhecido e vivem seus medos realistas. Com uma duração curta (o filme não chega a ter uma hora e meia de execução), Guerra Fria faz uso de saltos temporais às vezes um pouco confusos, mas ao mesmo tempo é ágil e não gasta muito tempo arrastando tramas desnecessárias. Filmado em preto e branco e com uma fotografia admirável, o filme nos traz um retrato do passado através de uma história de amor repleta de altos e baixos.

Nota 8!

Guerra Fria está disponível gratuitamente no SESC Digital até o dia 20 de setembro! Além disso, o filme está no Telecine, Google Play, iTunes e Looke!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: