OITAVA SÉRIE – 2018

Às vezes tudo o que a gente precisa é um filme fofinho e divertido pra se sentir bem, né? É o que chamam de “comfort movie” na cultura dos Estados Unidos, e esse é justamente o caso de Oitava Série (Eighth Grade, no original em inglês). E o melhor de tudo é quando esse filme fofo traz uma ótima mensagem. Dirigido e escrito pelo ator, humorista e agora também diretor Bo Burnham, o filme conta a história de uma pré-adolescente chamada Kayla (interpretada de forma maravilhosa pela jovem atriz Elsie Fisher) na sua última semana de ensino fundamental, antes de embarcar para o tão temido ensino médio. Não que a oitava série tenha sido um mar de rosas para a garota, que é geralmente bastante ansiosa, tímida e tem dificuldades em fazer amigos (inclusive foi votada como a “mais quieta” da turma). Mas as ambições de Kayla vão um pouco mais longe, ela não quer ser simplesmente conhecida como a menina quietinha, até porque ela tem muito o que oferecer a quem estiver disposto a ser seu amigo, e uma das formas que ela tenta mostrar sua personalidade é através de um canal no YouTube. O filme conta ainda com o ótimo Josh Hamilton como Mark, o inexperiente pai de Kayla.

Oitava Série é um filme tão honesto e bem feito que realmente consegue trazer aquele sentimento que o espectador tinha quando estava no final da infância, rodeado de outros seres humanos tentando se encontrar no mundo, sem saber exatamente o que fazer. O primeiro longa do ator e comediante Bo Burnham é um coming of age delicado e um retrato fiel da ansiedade que consome pré-adolescentes em tempos de exposição e mídias sociais. O diretor prova mais uma vez que é multitalentoso, além de excelente comediante e ator, Burnham mostra que pode dirigir e escrever um filme divertido, mas cheio de sentimento. Mas os créditos do sucesso de Oitava Série deliciosa não são exclusivamente dele, uma vez que a jovem atriz Elsie Fisher está incrível no filme! Ela, que é uma adolescente também, entrega uma interpretação honesta e autêntica, assim como outros atores coadjuvantes do filme. Isso também tem a ver com e a decisão de colocar adolescentes fazendo o papel de adolescentes, que é sempre recompensadora. Toda essa honestidade nas interpretações, no roteiro e no tema do filme se refletem na mensagem maravilhosa que ele traz, de que mesmo numa época com tantas opções de nos conectar com o mundo, ainda somos facilmente isolados uns dos outros.

Nota 10!

Oitava Série, esse incrível filme da A24, está disponível para streaming no Telecine e para aluguel e compra em tantas outras plataformas, como iTunes, Microsoft Store, Looke e Claro Video (veja no link do Letterboxd e do JustWatch).


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: