PÂNICO – 1996

Um clássico para imperar sobre todos os clássicos. Pânico (Scream, no original) é o filme de terror que definiu toda uma era de filmes de terror e que influenciou o cinema como um todo até hoje. Das mentes do famoso diretor Wes Craven (de A Hora do Pesadelo) e do roteirista Kevin Williamson (que na mesma época começava a criar a clássica série adolescente Dawson’s Creek) surgiu um filme de terror “slasher” que se sustentava na metalinguagem – em Pânico, as personagens conheciam muito bem outros filmes de terror e os clichês que existem nesse gênero e inclusive brincam com essas ideias enquanto o filme em si tentava subvertê-las. A trama segue a história de Sidney Prescott (interpretada por uma excelente Neve Campbell), uma estudante do ensino médio da fictícia cidade de Woodsboro que tem a sua vida virada de ponta-cabeça quando um assassino em série usando uma máscara de fantasma (o icônico Ghostface) começa a perseguir a jovem e todos que estão a sua volta.

Criativo e super inovador, Pânico mistura elementos de humor ácido num mistério de “whodunit” com a violência dos filmes de terror slasher. Tudo isso num universo familiar onde as personagens são bem construídas e muitas vezes mais inteligentes do que a típica vítima de filmes tradicionais do gênero. O trio Sidney, Dewey (David Arquette, um adorável policial) e Gale (Courtney Cox, uma reporter sensacionalista sem escrúpulos) se tornou imbatível, amado pelos fãs e uma presença obrigatória nas sequências (Pânico 2, 3, 4 e o futuro Pânico 5, previsto para 2022). O filme trouxe ainda Jamie Kennedy no papel do fanático por filmes de terror Randy, cujo conhecimento do gênero se torna uma arma e tanto, além da maravilhosa Drew Barrymore (que foi creditada como a protagonista do filme durante a divulgação), numa das cenas mais icônicas do cinema. Pânico reinventou os filmes de terror e ressuscitou um gênero em decadência para as gerações mais jovens e com certeza merece um espaço na sua sexta-feira 13!

Nota 10!

Esse filme atemporal está disponível para streaming no Telecine e para aluguel no Google Play, iTunes e Microsoft (clique no JustWatch para saber mais)!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: