120 BATIMENTOS POR MINUTO – 2017

Um lindo filme francês aclamado pela crítica, 120 Batimentos por Minuto (em francês 120 battements par minute, e BPM (Beats per Minute) no inglês) é um drama que levou o Grand Prix do Cannes Film em 2017. Dirigido pelo franco-marroquino Robin Campillo, o filme conta a história de um grupo de jovens ativistas no início dos anos 1990 lutando contra o avanço da epidemia de HIV/AIDS em Paris. O diretor utilizou suas próprias experiências como base para a trama do filme, que tem como protagonista Sean, um dos membros mais ativos do grupo ACT UP. A primeira metade da obra estabelece a luta política do grupo e os obstáculos para que consigam tratamentos efetivos e transparentes. Já a segunda parte do filme mergulha um pouco mais das experiências pessoais dos jovens gays que, além de lutar contra a constante homofobia, precisam combater um novo inimigo invisível e letal.

Antes de tudo preciso dizer que sei que existem importantes críticas ao exagero de filmes sobre a morte de gays, sobre a dor e as dificuldades de ser LGBTQ+, sobre as nossas tristezas, e é verdade – precisamos de filmes onde os LGBTQ+ tenham finais felizes, que nos mostrem em contextos diferentes e que não nos resumam às nossas sexualidades e/ou gêneros. Mas quando as narrativas são bem feitas, elas são muito bem-vindas e nos fazem lembrar que a luta daqueles que vieram antes de nós é o que nos mantêm vivos. E é isso que 120 Batimentos por Minuto faz muito bem: nos leva para um período onde sobreviver era ainda mais difícil e nos lembra da importância das lutas, principalmente na primeira metade do filme. A segunda metade, com um drama mais pessoal, não mantem a qualidade da primeira, mas não deixa de ser emocionante.

Nota 9!

Esse filme com atuações lindas de Nahuel Pérez Biscayart, Arnaud Valois e da magnífica Adèle Haenel está disponível para streaming na Globoplay e no Now, além de aluguel no iTunes e no Google Play (veja no JustWatch).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: