
Um filme francês chamado Os Miseráveis? Não, não estamos falando de uma nova adaptação do romance de Victor Hugo de 1862. O filme de do diretor Ladj Ly usa o nome da obra e se inspira nela de forma muito perspicaz para contar uma história moderna nos subúrbios Paris dos dias de hoje. Assim como o romance de Victor Hugo, o filme de 2019 se passa no subúrbio de Montfermeil e mostra como as classes mais pobres, principalmente compostas por imigrantes do Maghreb ou da África Subsaariana, são vítimas de abuso policial e outros tipos de injustiças sociais. O filme acompanha Stéphane, um policial novato que se junta a colegas inescrupulosos no dia a dia de trabalho tentando conter as tensões entre as diferentes gangues da região.
Tenso e complexo, Os Miseráveis explora muito bem os desafios sociais e políticos de um mundo que tem dificuldades em lidar com diferenças e com um cenário cada vez mais globalizado. A direção de Ladj Ly é surpreendente e a escalada de acontecimentos do filme deixa os espectadores em constante expectativa. Comparado a outros filmes igualmente complexos, como o clássico americano Faça a Coisa Certa, ou ainda como o aclamado filme brasileiro também de 2019, Bacurau, Os Miseráveis consegue construir uma história instigante e cheia de crítica social, embora não alcance o mesmo grau de maestria e nem o mesmo retorno que é entregue por esses outros dois filmes.
Nota 8!
Atualmente, Os Miseráveis, que foi o indicado da França ao Oscar de Melhor Filme Internacional de 2020, está disponível para aluguel no Google Play e no iTunes.
Veja também: