Um Mapa de Metrô com 300 Filmes de Terror

É isso mesmo que você leu. Com a pandemia e o tempo livre em casa, decidi desenhar um mapa de metrô (um dos meus passatempos prediletos) onde as estações fossem filmes de terror (outra das minhas paixões e objeto de estudo, inclusive). Comecei com a ideia de colocar no mapa os 100 filmes de terror mais clássicos, mais elogiados e de maior sucesso de público de todos os tempos. Mas logo depois percebi que não seria tão fácil assim. A cada momento que eu começava a pesquisar, surgiam novos filmes incríveis que precisavam ser acrescentados, e nisso, cheguei a mais de 300 filmes rapidinho.

No fim das contas, entraram na lista filmes considerados do gênero de terror por sites especializados que se encaixem em uma das três categorias: sucesso de público (o filme teve uma ótima bilheteria ou foi assistido por muitas pessoas ao longo dos anos); sucesso de crítica (o filme foi elogiado pela maioria dos críticos de cinema da época de lançamento ou dos dias atuais); e inovação (o filme trouxe alguma mudança ou aperfeiçoamento vista como importante para o gênero de terror). No fim das contas, mais de 30 sites, revistas e livros de cinema foram consultados para a elaboração da lista completa.

Algumas informações adicionais talvez sejam relevantes: primeiramente, não, eu ainda não tive a chance de assistir a todos os filmes do mapa, por isso mesmo ele não se baseia exclusivamente no meu gosto; em segundo lugara, há, sim, uma tendência mais atual na lista, por mais que eu tenha tentado equilibrar filmes antigos e recentes, acabei abrindo espaço para filmes mais recentes que eu já assisti e consigo comprovar a qualidade; e por último, fiz o possível para trazer filmes do mundo inteiro, mas se o cinema mundial como um todo já é muito influenciado por filmes dos Estados Unidos, no caso do terror, isso é ainda mais forte, mas de qualquer forma, há representantes de mais de 30 países.

Como ler o mapa: como mostra a legenda na parte inferior da imagem, as linhas representam subgêneros dos filmes de terror, e esses subgêneros são agrupados em categorias maiores organizadas poe cores (são no total 5 categorias: psychological, supernatural, monster, killer, e gore and torture). Cada estação representa um filme com o nome original em inglês e com a data de lançamento entre parênteses. Nos cruzamentos entre as diferentes linhas se encontram filmes que unem em suas narrativas diferentes subgêneros (como por exemplo, O Bebê de Rosemary, que une terror psicológico – loucura, paranoia – com terror sobrenatural – satanismo e invocação do demônio). Aqui cabe uma importante observação: há filmes que englobam três, quatro, ou até mais subgêneros de terror e fiz o possível para representar isso no mapa, mas obviamente, por questões de espaço e visualização, nem todas as combinações foram possíveis.

É isso! Fiquem agora com a versão atual do mapa (que pode sofrer alterações no futuro, inclusive, comente ou me mande mensagens caso você sinta a falta de algum filme importante)! 😀

Clique abaixo para abrir a imagem em alta definição numa outra aba.

Cheque a lista dos filmes do mapa no Letterboxd:


Veja mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: