STATION ELEVEN – 2021

Uma minissérie original da HBO Max, Station Eleven (que mantém o mesmo título em português do Brasil) é uma ficção científica pós-apocalíptica cheia de drama baseada num livro do mesmo nome escrito por Emily St. John Mandel e publicado em 2014. A minissérie, criada por Patrick Somerville (um dos roteiristas por trás da fabulosa The Leftovers), conta com 10 episódios e narra a saga de um grupo de pessoas que sobrevive a uma pandemia de uma forma mais violenta de gripe que dizimou grande parte da população humana. O foco está na jovem atriz mirim de apenas 8 anos Kirsten (vivida pela excelente Matilda Lawler) que perde os pais logo no início da pandemia e acaba ficando sob os cuidados de Jeevan (interpretado pelo ótimo Himesh Patel). A série nos mostra o contexto da chegada desse vírus devastador e seu efeito nas vidas de diversos personagens, bem como a situação futura do planeta, cerca de vinte anos após a chegada da gripe. Nesse cenário, Kirsten, agora adulta (e vivida pela sempre incrível Mackenzie Davis) vive com uma trupe de artistas que percorre os vilarejos que sobreviveram à pandemia encenando peças de teatro. Mas esse futuro é também repleto de novos desafios que farão com que os sobreviventes precisem juntar forças para reconstruir o planeta.

Uma mistura de The Leftovers com The Last of Us e toques de Cloud Atlas, Station Eleven é definitivamente a série que melhor representa o momento em que vivemos. Não só porque um dos temas da série é uma pandemia, mas porque ela fala de como a humanidade reage a tempos difíceis e faz isso de forma excepcional. Como já comentei outras vezes, adoro obras de ficção que falam de pandemias, por mais que a da série seja bem diferente da vivemos atualmente. Mas também entendo que, depois de dois anos de covid-19, as pessoas estejam saturadas desse tipo de narrativa. Ainda assim, eu sugeriria Station Eleven a essas pessoas principalmente porque a pandemia não é o foco principal da história, mas sim as conexões entre as pessoas. A série prefere olhar para as personagens e mergulhar em seus universos do que narrar eventos apocalípticos, o que é uma ótima escolha, principalmente com o elenco talentoso que ela traz. Os primeiros episódios podem parecer confusos por conta de uma edição que faz saltos no tempo, mas isso logo se resolve. É aquele tipo de série que recompensa os expectadores mais pacientes e se torna uma experiência inesquecível.

Nota 9!

No momento da publicação deste artigo, Station Eleven está disponível para streaming na HBO Max. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o TvTime, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: