NOCHE DE FUEGO – 2021

O filme mexicano escolhido para representar o país latino-americano na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar desse ano, Noche de Fuego (que na versão em inglês se chama Prayers for the Stolen e em português leva o título de Reze pelas Mulheres Roubadas) é um drama dirigido pela cineasta Tatiana Huezo. O filme se trata de uma adaptação do livro Prayers for the Stolen, da escritora Jennifer Clement e se passa no estado de Guerrero, no sul do México. Ele acompanha a história de três amigas, com foco em Ana (interpretada por uma excepcional Ana Cristina Ordóñez González quando criança e pela igualmente ótima Marya Membreño quando adolescente), que vivem num vilarejo na zona rural que é dominado pelo crime organizado, pelo tráfico de drogas e pelo tráfico de pessoas. Essa situação deixa os habitantes da região reféns dos criminosos e em risco iminente, mas ainda assim as jovens amigas vão tentar levar suas vidas normalmente até que a situação se torna insustentável.

Lindamente filmado e poderoso em muitos aspectos, Noche de Fuego é um filme notável, com ótima direção e atuações eficazes, principalmente da jovem atriz Ana Cristina Ordóñez González numa das interpretações mais impactantes de 2021, provavelmente a atuação infantil mais incrível que assisti recentemente. Também é uma obra que parece muito autêntica, principalmente na primeira metade da trama, que é mais coesa e mais envolvente que a segunda. Em alguns momentos esperamos que o universo da história se expanda, que o filme explique um pouco melhor as questões sociopolíticas da região, mas isso não acontece e ficamos restritos às vidas das pessoas, o que faz sentido, mas causa uma certa angústia, pois ele não nos apresenta soluções ou possíveis saídas. Ainda assim, no fim das contas, Noche de Fuego é impactante e bem conduzido, trazendo à tona uma realidade tenebrosa vivida por muitas pessoas ao redor do mundo.

Nota 8!

No momento da publicação deste artigo, Noche de Fuego ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil, mas deve chegar em breve pela Netflix. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: