Os Melhores Filmes de 2021

Como é tradição de todo final de ano, vamos olhar para trás e relembrar as obras mais extraordinárias que 2021 nos trouxe. Sabemos que não foi um ano fácil, assim como o anterior, e que o cinema – e o mundo como um todo – vem tentando se reencontrar e se reconstruir nos tempos difíceis que estamos vivendo. Ainda assim, tivemos a oportunidade de testemunhar algumas das histórias mais incríveis dos últimos tempos nas telonas – ou nas telinhas dos serviços de streaming. Como sempre, a minha definição de 2021 inclui todos os filmes que chegaram a mim e ao Brasil de alguma forma, seja ela em cartaz nas salas de cinema, nos festivais presenciais e online, nos serviços de streaming, nos serviços de aluguel ou qualquer outra forma parecida. Vale ressaltar que eu sou um ser humano, então tudo depende da minha capacidade de assistir filmes (e olha que foram quase 400 nesse ano) e algumas vezes vou incluir filmes que saíram no ano anterior, mas que eu só tive a chance de assistir em 2021. Prontos para a nossa retrospectiva de melhores do ano?

10. C’mon C’mon

Mais um filme icônico do diretor e roteirista Mike Mills, C’mon C’mon conta a história de um tio que precisa viajar pelos EUA com o sobrinho enquanto entrevista crianças sobre suas perspectivas de futuro! Lindo e impactante! Clique aqui para ler a cítica completa!


9. Mass

Quatro personagens conversando numa sala por menos de duas horas sobre um trauma do passado, Mass mostra famílias tentando se reconstruir. É o filme com algumas das melhores atuações do ano, daquelas que marcam e emocionam! Clique aqui para ler a crítica completa!


8. Saint Maud

O melhor filme de terror que chegou ao Brasil em 2021, ele conta com uma excelente direção e atuações surpreendentes. Nesse terror psicológico, uma enfermeira abalada com a perda de um paciente encontra seu apoio na religião. Sua fé, no entanto, pode se tornar uma obsessão e levar a jovem a cometar atos imprevisíveis.. Clique aqui para ler a crítica completa!


7. Limbo

Uma comédia que não deixa de tratar de assuntos sérios, Limbo é mais um incrível filme sobre a vida de imigrantes. Ele acompanha a trajetória de um grupo de refugiados que é enviado para os confins da Escócia enquanto esperam respostas para seus pedidos de asilo no país e passam pelas situações mais esdrúxulas e trágicas nesse meio tempo. Clique aqui para ler a crítica completa!


6. The Humans

Baseado numa peça com o mesmo nome, The Humans une elenco incrível, direção minuciosa e texto primoroso para contar a história de uma família que se une para o jantar de Ação de Graças, cada um tendo que lidar com suas lutas individuais enquanto precisam lidar com dramas familiares. Clique aqui para ler a crítica completa!


5. CODA

CODA inova ao contar a história de uma adolescente que é a única ouvinte numa família onde todos são surdos. Ela não tem uma vida como a dos seus amigos e se vê entre ajudar a família nos negócios ou seguir seus próprios sonhos. Com um elenco maravilhoso onde atores surdos interpretam personagens surdos, como deveria ser sempre! Clique aqui para ler a crítica completa!


4. Little Fish

Uma assustadora metáfora do momento em que vivemos, esse é um filme surpreendente! Com ótimas direção e edição, ele conta a história de um casal tentando se manter unido enquanto uma pandemia assola o planeta. Mas nesse caso, a pandemia é de uma doença que faz com que as pessoas percam suas memórias, mesmo aquelas mais essenciais! Clique aqui para ler a crítica completa!


3. The Worst Person in the World

O filme norueguês escolhido para representar o país no Oscar, essa comédia romântica moderna e desconstruída tem atuações magníficas, além de uma direção sem defeitos. Ela conta a história de uma jovem tentando navegar seus relacionamentos e sua carreira enquanto descobre mais sobre si mesma. Clique aqui para ler a crítica completa!


2. Drive My Car

Esse filme japonês de três horas de duração faz cada minutos valer a pena. Uma adaptação de um conto do fabuloso escritor Haruki Murakami, esse lindo drama com atuações sutis e impressionantes acompanha a história de um homem que precisa lidar com a perda da esposa e aceitar as acontecimentos que não pode controlar! Clique aqui para ler a cítica completa!


1. Nine Days

Dirigido e escrito pelo brasileiro Edson Oda, esse drama fantástico e sobrenatural é meu filme favorito de 2021. Com uma história original e encantadora, o filme conta a história de almas sendo entrevistadas para conseguirem nascer e ter uma vaga na terra. Durante esse processo, elas acabam aprendendo o que significa estar vivo, mesmo que nem todas venham a ter essa chance. Uma obra inesquecível e que mostra todo o potencial do cinema! Clique aqui para ler a crítica completa!


Menções Honrosas: Com a missão de fazer uma lista dos 10 melhores filmes, acabo tendo que deixar de lado algumas obras fantásticas que merecem reconhecimento e que certamente trarão ótimas experiências para quem assisti-las. Quem quase encontrou nessa lista foi o maravilhoso e super independente Beyond the Infinite Two Minutes, filme japonês de ficção científica criativo e muitíssimo bem feito. Não dá pra deixar de lado o lindo documentário de animação Flee, filme dinamarquês que fala da saga de um refugiado tentando deixar o Afeganistão. Outro filme sobre a experiência de imigrantes é o alemão No Hard Feelings, que conta a história de jovens tentando se adaptar a novas culturas. Ainda na Europa, temos o fabuloso filme francês da cineasta veterana Céline Sciamma, Petite Maman, que fala das nossas relações familiares e das conexões com o passado. Voltando aos EUA, tamos a comédia ácida e cheia de mistério, The Kid Detective. Não podem ficar de fora das menções honrosas a incrível animação The Mitchells vs. The Machines, o maravilhoso drama favorito ao Oscar, The Power of the Dog, e o extraordinário drama de época Passing, todos da Netflix.


Já que está aqui, que tal aproveitar para navegar? Dá uma olhada no que mais tem por aqui:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: