APOLLO 10½ – 2022

Apollo 10½ – A Space Age Childhood (Apollo 10 e Meio: Aventura na Era Espacial, na versão em português do Brasil) é um filme de animação dirigido, escrito e produzido pelo veterano cineasta estadunidense Richard Linklater, conhecido pelo icônico Boyhood e pela trilogia Before, entre outros sucessos. A animação mistura algumas técnicas 2D, 3D e de rotoscópio e estreou no festival South by Southwest em março, antes de ser lançado na Netflix em primeiro de abril. Ela conta a história de Stan, um garoto de 10 anos que fantasia com a ideia de se tornar um astronauta e visitar a lua. O filme é inspirado pela infância do próprio Linklater nos subúrbios de Houston, no Texas, durantes os anos 60, no pico da Guerra Fria e da corrida espacial, quando a ida para a Lua dominava a cultura popular nos Estados Unidos.

A primeira metade de é pura nostalgia dos anos 60. O filme relembra em detalhes os elementos culturais mais impactantes da época no cinema, na televisão, na música, nos costumes, etc. É um trabalho realmente fantástico que mostra como Linklater é um especialista em revisitar momentos da história de forma humana e intimista. Mesmo aqueles que não viveram nos Estados Unidos dos anos 60 vão sentir uma nostalgia por algo que nem viveram, tamanha a sensibilidade com a qual a narrativa é construída. O filme não tenta nos enganas, ele também mostra vários dos problemas da época e como evoluímos bastante em vários sentidos. Outros momentos trazem comentários sociais e políticos sem muito esforço, comentários esses que poderiam ser mais abundantes. Ainda assim, é o foco está na simplicidade da infância e em como a vida é sempre menos complicada quando somos crianças.

A segunda metade do filme mistura o foco no pouso lunar da missão Apollo 11 com a fantasiosa missão Apollo 10½ que só existe na mente do protagonista, Stan, que é a primeira criança a pisar na Lua. O ritmo do filme muda um pouco, se torna mais lento e um pouco mais arrastado, mas continua a recontar os acontecimentos de 1969. Continuamos a testemunhar a nostalgia de uma época onde tudo parecia ficção científica e novas fronteiras eram descobertas. Além de um roteiro envolvente e de uma conclusão tocante, o filme acerta no uso da animação, que é criativa e traz um resultado belíssimo. A edição de som, o trabalho de dublagem e o uso das músicas também são muito bem feitos e complementam essa ótima experiência que nos faz viajar no tempo – e no espaço.

Nota 8.

No momento da publicação deste artigo, Apollo 10½ está disponível para streaming ma Netflix do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: