BENEDETTA – 2021

O mais novo filme do cineasta holandês Paul Verhoeven é um drama biográfico histórico que se passa na Itália do século XVII. Baseado na biografia Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy, de Judith C. Brown, o filme, dirigido e co-escrito por Verhoeven, conta a história real da polêmica freira católica Benedetta Carlini, que viveu de 1590 a 1661. A obra acompanha a religiosa desde jovem, quando chega ao Convento de Madre de Deus na cidade italiana de Pescia, até sua vida adulta, quando ela começa a ter visões que acredita serem mensagens divinas. É quando o convento recebe uma nova freira, a irmã Bartolomea, por quem Benedetta tem sentimentos conflitantes, até que as duas começam a desenvolver um relacionamento amoroso secreto. Aos poucos, Benedetta começa a chamar a atenção de pessoas que não acreditam em suas visões e que representarão um grande risco a ela e aqueles à sua volta.

Após o aclamado Elle, de 2016, muitos aguardavam qual seria o próximo projeto do audacioso Paul Verhoeven. E dessa vez ele viajou no tempo para trazer uma das figuras históricas mais polêmicas do século XVII. E quem esperava um filme tão instigante e impactante quanto o de 2016, infelizmente, não será correspondido. Benedetta não é um filme ruim necessariamente, mas é um filme entendiante e um pouco formulaico. Além disso, a história da freira parece muito simplificada e deixa de fora diversas questões de poder da época, focando apenas nas intrigas entre as habitantes do convento. O filme tem seus méritos, ainda assim, com boas atuações e um design de produção bem feito. Mas o pior problema dele está no seu desenvolvimento, que é bastante irregular e não deixa claras as motivações das personagens. Um último problema na obra está na falta de pessoas LGBTQ envolvidas, nenhuma das atrizes que interpreta as protagonistas é lésbica, além de não haver pessoas LGBTQ na produção do filme como um todo.

Nota 4.

No momento da publicação deste artigo, Benedetta ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: