EL ESPINAZO DEL DIABLO – 2001

Um maravilhoso filme de terror espanhol dirigido e co-escrito pelo talentoso cineasta mexicano Guillermo del Toro, El Espinazo del Diablo (A Espinha do Diabo, na versão em português, e The Devil’s Backbone na versão em inglês) viaja no tempo para nos contar uma história gótica que se passar durante a Guerra Civil Espanhola em 1939. Nesse contexto, Casares (vivido por Federico Luppi) e sua esposa Carmen (interpretada por Marisa Paredes) administram uma pequena casa para órfãos numa região remota da Espanha. Na guerra, eles apoiam os republicanos e escondem no próprio orfanato uma grande quantia de ouro usado para arcar com parte dos custos das batalhas. O local, por sinal, também foi alvo de ataques das tropas inimigas pertencentes ao ditador Francisco Franco, inclusive com uma bomba inerte no pátio do orfanato. Um certo dia, um órfão chamado Carlos (vivido por Fernando Tielve) é levado para a instituição após seus pais morrerem na guerra. Casares e Carmen o acolhem, e ele logo faz amizade com as crianças que vivem lá. No entanto, o jovem logo começa a ter visões de uma entidade misteriosa e ouve histórias sobre uma criança chamada Santi que desapareceu no dia em que a bomba foi lançada no pátio.

O terceiro filme da carreira de del Toro, El Espinazo del Diablo já mostrava há 20 anos atrás que o cineasta tinha um dom incrível para contar histórias fantásticas e assombrosas. Aclamado pela crítica, o filme histórico tem uma atmosférica perturbadora e muito eficiente, nos fazendo viajar no tempo e espaço para sentir a mesma sensação de medo do pequeno Carlos e todo o mistério no qual ele está envolvido. Outros elementos sempre presentes nas obras do cineasta mexicano podem ser encontrados nesta obra, como a alegoria política muito bem desenvolvida e a ternura de personagens inocentes, que enxergam o mundo de forma pura. Com ótimas atuações e um belo design de produção mesmo para um filme com orçamento modesto, El Espinazo del Diablo é igualmente cativante e inquietante, deixando uma forte marca em todos que o assistem. É certamente um dos melhores filmes de terror das últimas décadas e uma obra obrigatória para os amantes de histórias apavorantes.

Nota 10!

No momento da publicação deste artigo, El Espinazo del Diablo não estava disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: