ANTES DO AMANHECER – 1995

Antes do Amanhecer (Before Sunrise) é o primeiro filme da trilogia “Before” do fabuloso diretor Richard Linklater e é o início de uma das histórias de amor mais bem construídas do cinema. Numa viagem de trem, passando por Viena, Jesse e Céline se conhecem e, como eles têm até o amanhecer (quando Jesse parte de volta para os Estados Unidos e Céline volta para Paris), os dois decidem perambular pelas ruas da cidade e continuar a conversa que se iniciou no trem.

Fim!

Hahaha, mas é isso mesmo. O filme é basicamente isso, é um “slice of life”, um recorte da vida de duas pessoas. É um filme sobre a conexão desses dois e sobre a troca, o compartilhamento de sentimentos que acontece naquelas poucas horas. Claro que o texto do filme é magnífico, muitíssimo bem escrito pelo próprio Linklater com a roteirista Kim Krizan. Tanto Jesse quanto Céline embarcam nessa “aventura”, eles sentem a conexão um pelo outro e também compartilham de assuntos e preocupações similares. Falam de música, de relacionamentos, da guerra na Bósnia, da vida como um todo.

Nota 10!

Na data de publicação desse post, Antes do Amanhecer está disponível no Telecine, no iTunes, no Google Play e no Looke!

6 comentários em “ANTES DO AMANHECER – 1995

Adicione o seu

  1. Ah, esse é o começo de uma trilogia que ia marcar minha vida. Um filme cujo foco é a conversa, a troca de experiências, sem precisar de nenhum grande acontecimento que muda o mundo (bom, eles se conhecerem pra mim foi um grande acontecimento hehe). Acho que meu amor pelo cinema autoral e pelos slice of life se solidificou aqui.

    O mais romântico dos três, mas sem perder a conexão com a realidade. Paixão é assim mesmo, e o filme reflete muito bem essa fase. É excitante, sem as atribulações do cotidiano, tudo é novo. Nesse filme nasceu um amor por dois personagens que eu considero dois grandes amigos cinematográficos meus.

    Sua review me deu vontade de reassistir e embarcar no mundo de Celine e Jesse novamente.

    Curtir

    1. Faço das suas palavras as minhas, e acredito que Before Sunrise e Defore Midnight crescem muito e desenvolvem a história de maneira mais madura e realista, como acontece num relacionamento! Tá começando um burburinho sobre um possível quarto filme, né? Adoraria! 😛

      Curtido por 1 pessoa

  2. Nossa, com certeza. Amo que, além dos filmes saírem em intervalos regulares de nove anos, cada um deles é condizente com uma “fase” do relacionamento. Perfeição demais! Linklater é mestre em retratar a vida. Boyhood é outro que me deixa fascinado.

    Nossa, poderia sair mesmo, né? Ainda tem bastantes coisas a serem exploradas. Iria adorar também! Torçamos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: