ANTES DO AMANHECER – 1995

O romance despretensioso Antes do Amanhecer (Before Sunrise) é o primeiro filme da trilogia “Before” do fabuloso diretor Richard Linklater, que tem duas sequências, cada uma com o intervalo de 9 anos (Before Sunset, Antes do Pôr do Sol em português, de 2004; e Before Midnight, Antes da Meia-Noite, em português, de 2013). Esse é o início de uma das histórias de amor mais bem construídas do cinema. Numa viagem de trem, passando por Viena, os jovens Jesse (vivido pelo ótimo Ethan Hank) e Céline (interpretada pela magnífica Julie Delpy) se conhecem e engatam numa boa conversa. Ambos ficam na Áustria apenas mais uma noite, até o amanhecer do dia seguinte, que é quando Jesse parte de volta para os Estados Unidos e Céline precisa retornar para Paris, e então os dois decidem perambular pelas ruas da cidade e continuar a gostosa conversa que se iniciou no trem.

Fim!

Hahaha, mas é isso mesmo. O filme é basicamente isso, é um “slice of life”, um recorte da vida de duas pessoas que dura apenas aquele momento. É um filme sobre a conexão desses dois jovens e sobre a troca, o compartilhamento de sentimentos que acontece naquelas poucas horas. Claro que o texto do filme é magnífico, muitíssimo bem escrito pelo próprio Linklater com a roteirista Kim Krizan. Minimalista e profundo ao mesmo tempo, o roteiro mostra como tanto Jesse quanto Céline se dedicam a essa pequena “aventura”, eles sentem a conexão um pelo outro e também compartilham de assuntos e preocupações similares. Falam de música, de relacionamentos, da guerra na Bósnia, da vida como um todo. E nessas conversas que eles se abrem um ao outro, se conhecem e se apaixonam.

É a simplicidade desse relacionamento que faz de Before Sunrise um clássico marcante e envolvente. Quem não quer viver um amor relâmpago numa noite, caminhando por belos cenários e compartilhando seu vida com alguém, mesmo que essa experiência tenha prazo para acabar? Além disso, o filme tem uma autenticidade que parece faltar em muitas histórias de amor do cinema – acreditamos facilmente nessa atração instantânea entre os protagonistas. Nesse sentido, precisamos dar crédito aos maravilhosos Julie Delpy e Ethan Hank, que têm uma química invejável e parecem realmente apaixonados à primeira vista!

Nota 10!

Na data de publicação desse post, Antes do Amanhecer está disponível no Telecine, no iTunes, no Google Play e no Looke!


Veja também:

6 comentários em “ANTES DO AMANHECER – 1995

Adicione o seu

  1. Ah, esse é o começo de uma trilogia que ia marcar minha vida. Um filme cujo foco é a conversa, a troca de experiências, sem precisar de nenhum grande acontecimento que muda o mundo (bom, eles se conhecerem pra mim foi um grande acontecimento hehe). Acho que meu amor pelo cinema autoral e pelos slice of life se solidificou aqui.

    O mais romântico dos três, mas sem perder a conexão com a realidade. Paixão é assim mesmo, e o filme reflete muito bem essa fase. É excitante, sem as atribulações do cotidiano, tudo é novo. Nesse filme nasceu um amor por dois personagens que eu considero dois grandes amigos cinematográficos meus.

    Sua review me deu vontade de reassistir e embarcar no mundo de Celine e Jesse novamente.

    Curtir

    1. Faço das suas palavras as minhas, e acredito que Before Sunrise e Defore Midnight crescem muito e desenvolvem a história de maneira mais madura e realista, como acontece num relacionamento! Tá começando um burburinho sobre um possível quarto filme, né? Adoraria! 😛

      Curtido por 1 pessoa

  2. Nossa, com certeza. Amo que, além dos filmes saírem em intervalos regulares de nove anos, cada um deles é condizente com uma “fase” do relacionamento. Perfeição demais! Linklater é mestre em retratar a vida. Boyhood é outro que me deixa fascinado.

    Nossa, poderia sair mesmo, né? Ainda tem bastantes coisas a serem exploradas. Iria adorar também! Torçamos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: