ELA – 2013

Ela (Her, no título em inglês) é uma comédia romântica futurista brilhantemente escrita e dirigida por Spike Jonze (que também dirigiu outros filmes excêntricos, como Onde Vivem os Monstros, Adaptação e Quero Ser John Malkovich). O enredo conta a história de Theodore, um homem solitário que, após seu divórcio, acaba se apaixonando por Samantha, uma assistente virtual com inteligência artificial que é personificada através da uma voz humana feminina (interpretada por Scarlett Johansson). O resultado desse absurdo? Um do melhores filmes de todos os tempos, na minha humilde opinião, e ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original.

O filme foca nas dificuldades de Theodore em encontrar uma parceira após sua separação. Todas as tentativas de conexão com outras pessoas acabam fracassadas, geralmente pelo medo que Theodore ainda tem de se comprometer novamente. Mas tudo muda quando ele começa a perceber em Samantha uma companhia agradável e menos intimidadora. A inteligência artificial do sistema operacional de Samantha, com acessos aos documentos e arquivos de Theodore, desenvolve um amplo conhecimento dos seus desejos e necessidades, criando um ambiente confortável e seguro. Mas é possível um relacionamento entre um homem e um “computador”, como diz a ex-mulher de Theodore numa cena? Bom, acredito que esse não seja o foco do filme, onde o relacionamento de Theodoro, lindamente vivido por Joaquin Phoenix, é muito mais uma metáfora para as nossas inseguranças e medos de criar novos laços após términos traumáticos, do que uma análise científica do futuro da tecnologia. E dessa forma, acaba sendo um dos filmes mais sensíveis e precisos que já vi sobre os sentimentos humanos. ❤

Nota 10!

Além de um roteiro magnífico e de atuações emocionantes, a música do filme é simplesmente fantástica, com uma trilha criada pelo Arcade Fire e a música tema do filme composta pela Karen O do Yeah Yeah Yeahs e pelo Ezra Koening do Vampire Weekend – ou seja, o sonho de todo hipster! Na data de publicação desse artigo, Ela estava disponível na Globoplay, no Looke, no iTunes, no Google Play e na Microsoft Store!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: