BOYHOOD – 2014

As pessoas geralmente comentam que Boyhood é um filme sobre nada – e elas estão corretas, o filme não tem um roteiro convencional com um clímax claro. Mas esse também é um filme sobre tudo! Sobre cada momento vivido, sobre cada memória das nossas vidas, sobre tudo o que fazemos e deixamos de fazer. Dirigido pelo maravilhoso Richard Linklater (da trilogia Before), Boyhood (que no Brasil ganhou o subtítulo Da Infância à Juventude) conta a história de Mason (Ellar Coltrane) desde os seus 6 anos de idade até a chegada aos 18. A infância e a adolescência do menino, além de mostrar seu crescimento e amadurecimento, envolve a mudança do mundo ao seu redor, tanto na esfera mais local (as mudanças na sua sua família, a separação dos pais, as mudanças de cidades) até a esfera mais global (as mudanças culturais nos Estados Unidos entre os anos 2000 e 2010, as tendências artísticas, as transformações sociais e políticas). Dá pra entender agora, né? Mesmo sendo um filme sobre nada, Boyhood consegue ser um filme sobre tudo.

Enquanto cresce e forma sua personalidade, Mason tenta encontrar seu lugar no mundo e é influenciado por aqueles que os cercam. A mãe, Olivia, por exemplo, vivida por uma magistral Patricia Arquette (que levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel), apesar de adulta, não está tão segura de seu próprio lugar no mundo, das escolhas que fez na vida e da pessoa que se tornou. São nesses momentos que Boyhood mostra como é normal se sentir perdido, ter dificuldades em se descobrir e em se redescobrir. Como se não bastasse a história emocionante, temos que lembrar que Linklater usou os mesmos atores e filmou a obra durante DOZE ANOS! Ver os atores amadurecerem nas telas é uma experiência única e super gratificante!

Nota 10!

Esse filme maravilhoso (cuja música tema, Hero, da banda Family of the Year, vai grudar na sua cabeça por meses) está disponível para streaming no Amazon Prime Video e no Telecine, além de aluguel no iTunes, Google Play e Looke.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: