SANEAMENTO BÁSICO, O FILME – 2007

Uma comédia brasileira pra ninguém botar defeito. Saneamento Básico, o Filme, do diretor veterano Jorge Furtado, é uma obra que resume muito bem a cultura brasileira. O filme conta a história dos habitantes de uma cidade que precisa de obras para a construção de uma fossa para o tratamento de esgoto. A prefeitura do local, apesar de reconhecer a necessidade da obra, não dispõe de verba para tal. É aí que um grupo de pessoas descobre que há um dinheiro parado na prefeitura para a realização de um filme – esse dinheiro é reservado e veio do governo federal exclusivamente para a produção de um filme de ficção, que se não for feito, acabará fazendo com que o dinheiro seja devolvido. É aí que as pessoas da cidade têm uma ideia perfeita: produzir um filme sobre um monstro que vive nas obras de construção de uma fossa!

Inteligente e bem humorado, o filme fala de política, burocracia, corrupção e retrata vários aspectos da cultura brasileira nos mais diversos níveis, embora acabe utilizando alguns clichês para atingir esse objetivo. De toda maneira, a forma sutil e divertida do filme fazer sua crítica social é excelente e merece todos os méritos! O texto é muito bem escrito e o elenco é fabuloso, com destaque para Fernanda Torres, Lázaro Ramos, Wagner Moura e principalmente Camila Pitanga, cuja personagem Silene é dona de cenas impagáveis e inesquecíveis!

Nota 8!

No momento da publicação desse artigo, Saneamento Básico, o Filme estava disponível na plataforma de streaming da Globoplay.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: