FRIDAY THE 13TH – 1980

Um filme de terror de acampamento que veio para se tornar “o” filme the terror de acampamento, Friday the 13th (Sexta-Feira 13, em português) é o clássico dos clássicos de terror slasher, ao lado dos igualmente icônicos Halloween de 1978, The Texas Chainsaw Massacre, de 1974 e A Nightmare on Elm Street, de 1984. Foram filmes que tornaram a década de 1970 e o início de 1980 no auge do terror e fundaram aquele que seria um dos seus subgêneros de maior sucesso – o terror slasher. O filme conta a história de um grupo de jovens mentores responsáveis por organizar um típico acampamento de verão dos Estados Unidos. Contudo, o local, chamado Camp Crystal Lake, havia sido fechado anteriormente por conta de alguns acontecimentos que terminaram em tragédia. Mas dessa vez, o acampamento seria reaberto mesmo contra a indicação de diversos moradores da cidade vizinha ao local. O que os organizadores não esperavam é que, novamente, um tragédia estaria prestes a acontecer quando novos assassinatos misteriosos colocam em risco todos os envolvidos. O filme, dirigido por Sean S. Cunningham, também conta com um elenco numeroso de atores e atrizes em início de carreira, entre eles Kevin Bacon, que veio a se tornar um grande astro do Hollywood.

Friday the 13th é daqueles filmes que não enrola para colocar a ação em jogo e fazer a narrativa girar. Nas primeiras cenas já temos informações importantes e, logo em seguida, acontecimentos chocantes para os fãs de terror mais ansiosos. Talvez por isso as histórias dos personagens em si sejam deixadas de lado para dar destaque ao universos do filme e toda a construção da mitologia que precisa ser feita, que é simples, mas necessita atenção e foco. E o filme sabe fazer isso muito bem, jogando dicas do mistério aqui e ali, antes do grande desfecho que acontece no seu último ato. O filme também usa elementos que já vinham se fixando como temas recorrentes do slasher em obras anteriores e que, em 1980, ainda não haviam sido usados de forma exagerada a ponto de se tornarem clichês irritantes (ou seja, então não podemos culpar Friday the 13th pelos crimes dos filmes que vieram depois dele). Para finalizar, o filme termina com chave de outro ao inserir uma rápida cena que muda o rumo da história e abre portas para a expansão de um universo aterrador e cheio de possibilidades. E foi exatamente isso que acabou sendo feito de forma exaustiva nos anos seguintes com inúmeras sequências e remakes, nem sempre à altura do original. Mas de qualquer forma, foi essa curta e significativa cena a responsável pelo surgimento de um dos vilões mais horripilantes do universo do terror, o temido Jason.

Nota 7!

No momento, Friday the 13th está disponível para streaming na HBO Max e para aluguel no iTunes e Google Play. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑