QUO VADIS, AIDA? – 2020

Um dos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2021, Quo Vadis, Aida? é um filme bósnio dirigido pela também bósnia Jasmila Žbanić. O título do filme usa a frase em latim “quo vadis?”, que significa “aonde você vai?”, e faz referência ao apóstolo São Pedro, que na tradição cristã, teria fugido de Roma e encontrado Jesus ressuscitado, para quem Pedro pergunta “Quo vadis?”, e Jesus responde que está voltando para Roma onde será crucificado novamente, o que dá coragem a Pedro para voltar para a cidade e continuar seu ministério. Ele encaixa muito bem como o título do filme que conta a história de Aida, uma intérprete das Nações Unidas que se vê desesperada tentando salvar sua família das forças militares sérvias durante o cerco à região de Srebrenica, durante a Guerra da Bósnia. No filme, Aida tenta proteger seu marido e sua dois filhos na área de segurança das Nações Unidas guardada por militares holandeses, enquanto outros milhares de civis buscam abrigo no local.

Baseado na história real de um intérprete das Nações Unidas na Guerra da Bósnia, Hasan Nuhanović, que também lutou para salvar sua mãe, seu pai e seu irmão, a história de Aida é bastante similar, e tem o mesmo desfecho. Maravilhosamente interpretada pela atriz Jasna Đuričić, Aida é uma professora que se vê na difícil situação de trabalhar para as Nações Unidas como intérprete enquanto vê sua vida e sua cidade ser destruída pela guerra. Por se passar em julho de 1995, aqueles que conhecem a história do Massacre de Srebrenica e do genocídio do povo bósnio muçulmano já imaginam como a história irá terminar. Dessa forma, a diretora constrói uma narrativa tensa e mantem um ritmo acelerado em que ficamos torcendo pela protagonista e por sua família desesperada pela sobrevivência. Ao mesmo tempo, o filme faz um ótimo trabalho ao focar no impacto civil de uma guerra e em todas as tragédias que ela traz.

Nota 9!

Quo Vadis, Aida?, esse importante filme que mexe nas feridas mais recentes da Europa e fala do primeiro genocídio no continente após a Segunda Guerra Mundial, estreia nas plataformas digitais do Brasil em 20 de abril.


Veja também:

Um comentário em “QUO VADIS, AIDA? – 2020

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: