THE FINAL GIRLS – 2015

Um filme de terror slasher com muito drama e comédia, The Final Girls usa uma excelente metalinguagem para contar uma história inusitada e mais emocionante do que qualquer outra coisa. Dirigido por Todd Strauss-Schulson e escrito por M.A. Fortin e Joshua John Miller, The Final Girls (que em português ganha o título de Nos Bastidores do Terror) narra a história de Max (vivida por Taissa Farmiga), a filha de uma atriz de filmes de terror dos anos 80. Sua mãe, Amanda (vivida por um excelente Malin Åkerman) luta para conseguir papeis e se transformar numa estrela de Hollywood. No entanto, um acidente interrompe os seus sonhos, e mesmo anos após a tragédia, Max ainda luta para se recuperar da perda da mãe. Mas tudo muda numa sessão de cinema em que o filme mais famoso da carreira de Amanda é exibido e, sem muita explicação, Max e seus amigos são sugados para dentro dessa narrativa. Assim, eles terão que batalhar contra um assassino em série que ameaça a vida de todos num acampamento de verão.

A premissa de The Final Girls pode soar confusa, mas na verdade é mais simples do que parece. É uma típica obra metalinguística que brinca com a ideia de pessoas arrastadas para dentro de um filme, e usa desse mecanismo para fazer ótimas observações e uma homagem ao cinema de terror dos anos 80 de forma muito divertida e atual. Mas, certamente, a maior qualidade do filme não está no terror nem na comédia, mesmo que esses gêneros sejam bem trabalhados; a sua melhor parte está no drama. A dinâmica do filme gira em torno da história de mãe filha se reencontrando, mesmo que num “plano paralelo”, anos após a morte da mãe. O grande dilema da narrativa é se a filha, Max, irá conseguir superar a perda prematura que sentiu anos atrás, e essa é a parte da história mais bem desenvolvida. Assim, o filme acaba sendo mais emocionante do que assustador ou cômico, o que não é um problema, pelo contrário; o drama é muito bem-vindo. Outro ponto alto de The Final Girls está na união feminina e na sororidade entre Max e suas amigas. Por falar nisso, o filme merece elogios pelo seu elenco, na maioria muito sólido. Além das protagonistas, outros destaques são Nina Dobrev como Vicki e Alia Shawkat como Gertie, as melhores amigas de Max. A conclusão do filme também é criativa e termina a história com chave de ouro.

Nota 8!

No momento, The Final Girls está disponível para streaming na Netflix e para aluguel na Claro Video ou na Microsoft Store.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: