
A série que deu início a um novo ciclo de dramas políticos recheados de ação e de geopolítica problemática no pós 11 de setembro, 24 (mais conhecida no Brasil como 24 Horas, seu título em português) foi um sucesso criado por Joel Surnow e Robert Cochran para o canal Fox. A série é estrelada por Kiefer Sutherland como o agente federal antiterrorista americano Jack Bauer. Cada temporada cobre 24 horas consecutivas na vida de Bauer usando o método de narração em tempo real. Vários enredos inter-relacionados são apresentados em cada episódio, que geralmente incluem os contatos de Bauer, tanto da vida pessoal quanto profissional, em uma crise perigosa. O programa estreou em 2001 e durou 204 episódios em nove temporadas, com o final da série transmitido em 2014. Além disso, o filme para televisão 24: Redemption foi ao ar entre as temporadas seis e sete, em 2008.
24 começa com Bauer trabalhando para a Unidade Contra Terrorista de Los Angeles, na qual ele é um agente altamente proficiente com uma abordagem de “fins justificam os meios”. Com exceção da temporada final, esse desrespeito pela moralidade convencional o coloca em desacordo com os outros até que geralmente se prove que ele está certo. Ao longo da série, a maioria dos principais elementos da trama se desenrolam como um thriller político, levando a mortes, reviravoltas e finais emocionantes. Bauer usa pessoas de ambos os lados da lei em suas tentativas de prevenir ataques terroristas e derrubar os responsáveis, às vezes com grandes sacrifícios pessoais. Esses ataques incluem tentativas de assassinato presidencial, detonações de bombas, bioterrorismo, guerra cibernética, bem como conspirações que envolvem corrupção governamental e corporativa.
É difícil analisar uma série tão longa como 24, uma vez que a qualidade das temporadas flutuou muito através dos anos. Nas suas melhores temporadas, a séria foi viciante, com ganchos que nos deixavam com o coração na boca, sentados na beirinha do sofá, roendo as unhas de tanta apreensão. Por mais absurdo que os 24 horas do dia de Jack Bauer pudessem ser, eles eram emocionantes e cheios de adrenalina – para ele e para quem os assistia do outro lado da TV. Ao mesmo tempo, como várias outras séries de ação e política da década de 2000 e 2010, 24 era repleta de insconsistências na forma de descrever a geopolítica mundial e, principalmente, na hora de descrever o mundo islâmico , sua cultura e os países de maioria muçulmana. Além disso, o uso de tortura na série foi sempre justificado, algo que não acredito ser admissível em nenhum tipo de obra de ficção. Sendo assim, mesmo que tenha sido uma das minhas séries prediletas durante alguns anos, hoje não consigo mais pensar nela da mesma forma.
Nota 6.
No momento da publicação deste artigo, 24 não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥
Veja também:
Deixe um comentário