SEVERANCE – 2022

Umas das séries mais comentadas do ano até agora, Severance (Ruptura, no título em português do Brasil) é uma série de televisão estadunidense que mistura drama, ficção científica e um envolvente suspense psicológico criada por Dan Erickson e dirigida por Ben Stiller e Aoife McArdle. A série estreou no Apple TV+ dos Estados Unidos e do Brasil em fevereiro de 2022 e foi logo recebendo uma enxurrada de elogios da crítica e do público, com foco na suas fotografia, design de produção, trilha sonora, história e performances do elenco. Tudo isso fez com quem em abril de 2022 a série fosse renovada para uma segunda temporada. A trama de Severance segue Mark (vivido por um sempre ótimo Adam Scott), um funcionário da obscura empresa Lumon Industries que concorda com um futurístico programa de “ruptura” (o severance do título) no qual suas memórias não relacionadas ao seu emprego são separadas de suas memórias de trabalho. Dessa forma, a vida de Mark e de outros funcionários da Lumon é dividida em duas: a vida pessoal que não lembra de absolutamente nada do que acontece durante as oito horas de trabalho; e a vida profissional, que não tem memória alguma de como é a vida fora da empresa. Mas aos poucos Mark, com a ajuda de colegas de trabalho, descobre uma sinistra teia de conspiração de ambos os lados dessa bizarra divisão entre vida pessoal e profissional.

Uma das características mais marcantes de Severance é a forma com a qual a série consegue retratar com exatidão muitos dos sentimentos que vivemos quanto trabalhamos no meio corporativo. Mesmo sendo uma série de ficção científica que uma uma tecnologia controversa de separação de memórias, Severance consegue representar perfeitamente a rotina de trabalho numa grande empresa e como são as relações entre a empresa e seus funcionários. Nesse sentido, o processo de ruptura de memória nada mais é do que uma metáfora do desejo das empresas de que seus funcionários se tornem pessoas diferentes, que esqueçam suas vidas pessoais ou começar um novo emprego. Como mostra a série, muitas vezes nos vemos obrigados a esconder nossos sentimentos, fingir que não estamos infelizes e acreditar que a nossa vida é 100% o trabalho, tudo para assegurar o emprego que temos. A série mostra essas questões com maestria e só por isso já vale muito a pena assistir.

Mas além dessa crítica social muito bem construída, a série também oferece um mistério atrativo e nos convida a se juntar aos seus ótimos personagens para solucioná-lo. E aí embarcamos numa perigosa aventura e passamos a conhecer mais a fundo as características de cada dos quatro funcionários principais da série: Mark, o chefe do departamento recém-promovido que se esforça para mostrar resultado e engajar a equipe; Irving (vivido por um inspirado John Turturro), o puxa-saco apaixonado pela empresa onde trabalha; Dylan (interpretado pelo ótimo Zach Cherry), que trabalha focando nos brindes e recompensas que pode receber; e a novata Helly (vivida pela excelente Britt Lower), que detesta a empresa acima de tudo e quer sair dali o quanto antes. Além desse quarteto fantástico que representa praticamente todo tipo de funcionário da vida real, temos os maravilhosos antagonistas Harmony Cobel (interpretada pela magistral Patricia Arquette) e seu fiel escudeiro Seth Milchick (um incrível Tramell Tillman), que são chefe e supervisor do departamento de Mark, respectivamente, e ajudam a acobertar os segredos da Lumon. Com uma primeira temporada que entrega comentário social, emoção e um suspense super empolgante, além de uma conclusão inesquecível, Severance é com certeza uma das melhores séries dos últimos anos e uma das mais originais.

Nota 10!

No momento da publicação deste artigo, Severance está disponível para streaming na Apple TV+ do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: