THE ADDICTION – 1995

Um ótimo terror que aborda o mito do vampiro de forma realista e metafórica, The Addiction (O Vício, na versão em português do Brasil) é um filme estadunidense de 1995 dirigido pelo polêmico cineasta Abel Ferrara. O filme foi escrito pelo colaborador frequente de Ferrara, Nicholas St. John e foi filmado em preto e branco. Na trama, acompanhamos a história de Kathleen (vivida pela sempre excelente Lili Taylor), uma estudante de um doutorado de filosofia que leva um dia-a-dia quase totalmente preenchido com o objectivo de finalizar seus estudos e se graduar. Sua rotina e sua visão de mundo muda completamente quando ela se transforma numa espécie de vampira após ser mordida por uma mulher com quem esbarra nas ruas de Nova York (interpretada por Annabella Sciorra). Após o ataque, ela começa a desenvolver características vampíricas e um incontrolável vício por sangue humano que vai colocar toda a sua filosofia de vida à prova, principalmente quando ela conhece outro vampiro chamado Peina (vivido pelo sempre incrível Christopher Walken), que tem mais experiência e aprendeu a controlar seu vício.

Um óbvia metáfora para o vício em drogas, The Addiction vai além dessa primeira camada mais simples e fácil de ser percebida. Há muitos temas que são abordados pelo filme de forma mais sutil, entre eles os conceitos de culpa e pecado, tanto do ponto de vista filosófico, quando da perspectiva teológica. Mas claro, você não precisa ser um estudioso dessas áreas para apreciar e aproveitar esse terror urbano sombrio. Com um elenco maravilhoso e uma atmosfera fria e melancólica – em grande parte auxiliada pelo preto e branco das imagens – The Addiction constrói um terror que assusta pelo realismo dos vampiros que podem estar ao nosso redor sem que percebamos. É um filme que reimagina o mito do vampiro e sua relação com suas vítimas de forma que poucas obras ousaram fazer nas várias décadas que esses monstros estão nas telas do cinema, e por isso merece a atenção dos fãs de histórias tenebrosas.

Nota 8.

No momento da publicação deste artigo, The Addiction está disponível nas plataformas oficiais de streaming do Looke, do FilmBox+ e do NetMovies. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: