ONLY LOVERS LEFT ALIVE – 2013

Only Lovers Left Alive (que leva o título Amantes Eternos na versão em português do Brasil) é um filme de fantasia e drama de 2013 escrito e dirigido por Jim Jarmusch. Elogiado por críticos e pelo público ao redor do mundo, ele foi nomeado para a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2013 a aparece em diversas listas de melhores filmes desse século. O título do filme faz referência à um livro de ficção distópica de 1964 de Dave Wallis, mas não se trata de uma adaptação dele. Uma co-produção internacional do Reino Unido e da Alemanha, Only Lovers Left Alive foca num romance entre dois vampiros cansados da sociedade onde vivem, Eve (interpretada pela sempre fabulosa Tilda Swinton) e Adam (vivido pelo ótimo Tom Hiddleston). Durante muitos séculos eles vivem uma relação juntos, até serem interrompidos pela incontrolável Ava (Mia Wasikowska), irmã caçula da vampira.

Ambientado na maior parte de Detroit, nos Estados Unidos, Only Lovers Left Alive é um drama envolvente e bem humorado, mas que também nos leva a refletir sobre o mundo como um todo. O mito do vampiro sempre foi muito útil para os autores de histórias filosóficas porque o elemento da imortalidade é um prato cheio para trazer discussões sobre a evolução humana. No decorrer da vida, passamos por algumas décadas, mas os vampiros vivem séculos, milênios, e seus testemunhos são únicos, como no caso dessa ótima obra de Jim Jarmusch. E depois de tantos séculos de vida, o que nos faz querer acordar todos os dias (ou todas as noites, no caso dos vampiros)? Essa é a difícil pergunta que Only Lovers Left Alive e seus protagonistas tentam responder. Nesse sentido, o fato da história de passar em Detroit, uma cidade já tão bem-sucedida e hoje, em grande parte, abandonada, traz uma sensação de passagem de tempo e de desolação que ajuda a compor a atmosfera do filme, que ao mesmo tempo, tem um visual bonito, mesmo que abatido.

Nota 9.

No momento da publicação deste artigo, Only Lovers Left Alive está disponível nas plataformas oficiais de streaming da Amazon Prime Video, do Paramount+ e do Oi Play do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: