SAW – 2004

O filme de terror responsável por popularizar o subgênero splatter nos anos 2000, Saw (que em português leva o nome de Jogos Mortais) foi também o responsável por lançar a carreira do cineasta James Wan, que dirigiu o filme, seu longa-metragem de estreia. O roteiro, por sua vez, foi escrito pelo amigo de longa data de Wan, Leigh Whannell, que também é um dos protagonistas da obra. O filme conta a história de um misterioso assassino conhecido apenas como “Jigsaw killer”, um criminoso que sequestra pessoas e faz com que elas precisem participar de jogos que infligem dor gigantesca para que possam escapar com vida. Dessa vez, as vítimas em questão são o fotógrafo Adam (vivido por Whannell) e médico Lawrence (interpretado por Cary Elwes). Ambos acordam acorrentados num banheiro abandonado e as ordens do “jogo” para Lawrence indicam que ele precisa matar Adam para que sua esposa e sua filha não sejam mortas pelo assassino. E assim começa a intrincada narrativa do filme que deu origem a uma das franquias de terror de maior sucesso de todos os tempos, que culminou em Spiral: From the Book of Saw, lançado em 2021, o nono filme da série.

Saw é um claro exemplo do que veio a ser chamado de “torture porn”, ou seja, daqueles filmes de terror se focam na tortura de personagens, que muitas vezes é autoaplicada. O filme mistura elementos dos subgêneros de terror splatter (que foca em cenas sanguentas de violência) e body horror (que costuma focar em violações grotescas do corpo humano) com aspectos de suspense policial. Por mais que esses subgêneros sejam muito mais antigos do que Saw, foi o filme de 2004 que ressuscitou o interesse em histórias desse tipo e auxiliou a transformá-las num subgênero mais mainstream, principalmente entre os públicos mais jovens acostumados a acompanhar o terror slasher dos anos 90. Apesar do sucesso de público, lucrando rios de dinheiro em cima de um pequeno orçamento, o filme não foi consenso entre a crítica nem entre os espectadores, no entanto, recebendo muitas reações negativas. Mas no fim das contas, é preciso reconhecer que Saw ousou trazer uma história complexa, com foco no realismo e incluindo diversas cenas de arrepiar que ficarão para sempre marcadas na história do terror.

Nota 8!

No momento, Saw está disponível para streaming no Amazon Prime Video e no Telecine. ou para aluguel no Google Play, iTunes e Claro Video. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: