THE EVIL DEAD – 1981

Mais um dos filmes de terror independentes da década de 1980 que veio a se tornar um fenômeno, com uma franquia super popular que engloba filmes, séries e quadrinhos, entre outras produções, The Evil Dead (Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio na versão em português do Brasil, ou apenas A Morte do Demônio) é um dos primeiros trabalhos do cineasta Sam Raimi que escreveu e dirigiu esse terror sobrenatural. O filme conta a história de um grupo de cinco jovens formado por Ash Williams (interpretado por Bruce Campbell) e seus amigos de faculdade que, durante um fim de semana, viajam para uma cabana isolada no interior do estado do Tennessee, nos Estados Unidos. Ao chegar no local, eles percebem que eventos estranhos começam a acontecer e, após investigar a casa, descobrem um antigo livro e uma fita cassete que ajudarão a despertar uma força demoníaca incontrolável. Daí por diante, a noite do grupo de amigos se tornará uma aventura sangrenta e macabra como eles jamais poderiam imaginar.

The Evil Dead é daqueles filmes independentes que não têm nada a perder, e por isso faz decisões criativas surpreendentes e misturas que poucas obras tentaram no passado. O filme une diversos temas do terror sobrenatural, como casa mal-assombrada, demônios e possessão, tudo isso com uma dose enorme de splatter, que exagera na violência com a intenção de chocar o espectador. E levando em conta o baixo orçamento do filme, toda essa fusão de ideias é muito bem feita. Há também um humor na história que talvez pareça deslocado, principalmente quando se leva em conta o horror vivido pelas personagens, com destaque para as personagens femininas, e talvez essa seja a característica da obra que menos faça sentido hoje em dia. Fora isso, The Evil Dead continua sendo um dos filmes mais inovadores e audaciosos do terror dos anos 80, que começava a usar sempre as mesmas estratégias para ganhar o público. Isso não quer dizer que a narrativa nesse caso não use vários dos clichês da época, pelo contrário – eles estão todos lá. Mas dessa vez, há uma intenção de arriscar que permitiu um resultado final diferenciado e que se destaca nesse período tão concorrido do terror.

Nota 7!

No momento, The Evil Dead está disponível nas plataformas oficiais de streaming do HBO Max e do Now ou de aluguel do Google Play. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:

Um comentário em “THE EVIL DEAD – 1981

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: