THE NORTHMAN – 2022

Um dos filmes mais aguardados do ano, The Northman (O Homem do Norte, na versão em português do Brasil) é um épico histórico dirigido pelo cineasta estadunidense Robert Eggers, que co-escreveu o roteiro com o poeta e escritor islandês Sjón. Eggers é conhecido pelo seus excelentes filmes de terror psicológico The Witch (A Bruxa), de 2015, e The Lighthouse (O Farol), de 2019, ambos utilizando elementos folclóricos e reconhecidos pela autenticidade histórica. O mesmo acontece em The Northman, que é baseado na lenda nórdica de Amleth. No filme, o jovem príncipe Amleth (interpretado por um convincente Alexander Skarsgård) está prestes a se tornar um homem quando, numa emboscada, seu pai, o rei Aurvandill (vivido por um sempre eficiente Ethan Hawk) é brutalmente assassinado por seu tio, que também sequestra a mãe do menino (interpretada pela excelente Nicole Kidman). Duas décadas depois, Amleth é agora um viking que está em uma missão para salvar sua mãe, matar seu tio e vingar seu pai, e nessa saga ele vai encontrar como aliada a determinada Olga (vivida pela sempre competente Anya Taylor-Joy), uma feiticeira eslava escravizada pelos vikings.

Com um elenco de estrelas e um design de produção impecável, a história de The Northman nos transporta para um universo fantástico que mistura o realismo histórico com lendas e elementos de povos nórdicos pouco desbravadas pelo cinema até hoje. Tendo início no ano de 895, a trama de Amleth e sua família pode, à princípio, parecer uma narrativa familiar demais – o filho que quer vingar a morte do pai, morto por um outro membro da família: o tio usurpador. Uma das histórias mais famosas que envolve uma trama como essa é Hamlet, que por sua vez, também foi inspirada pela antiga lenda de Amleth (por isso o nome semelhante). Mas algumas decisões criativas de Eggers são inteligentes o bastante para dar novos ares a essa narrativa de vingança. Há muita violência e sangue por todo lado em The Northman e, como não poderia deixar de ser, muitos ingredientes assustadores que deixam clara a origem do diretor voltada para o mundo do terror. O épico é certamente diferente dos filmes anteriores do diretor, mas traz elementos reconhecíveis o bastante para agradar os seus fãs. Já para aqueles que não são fãs ou desconhecem o trabalho de Eggers, The Northman ainda vale a pena por trazer uma história conhecida numa perspectiva distinta, historicamente autêntica e incrivelmente bem produzida.

Nota 10.

No momento da publicação deste artigo, The Northman ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil, mas pode ser visto em cartaz nos cinemas. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: