ASSUNTO DE FAMÍLIA – 2018

Um filme japonês indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Assunto de Família (万引き家族 no original em japonês e Shoplifters no inglês) conta a história de um família não-biológica japonesa que, para sobreviver, recorre a pequenos furtos em supermercados e outros estabelecimentos. O filme é dirigido, escrito e editado por Hirokazu Kore-eda, que se inspirou em histórias reais de pobreza e furtos no Japão para compor o retrato trazido em Assunto de Família. Em condições frágeis de trabalho, a família precisa se unir para conseguir se sustentar, mas a sua convivência vai mudar quando um certo dia Osamu, um adulto que perdeu o emprego após uma torção no tornozelo, e o pequeno Shota, seu companheiro de furtos em lojas, encontram Yuri, uma menina da vizinhança e decidem levá-la para jantar com o restante do grupo.

Com uma direção incrível e uma história emocionante, Assunto de Família é um daqueles filmes que surpreendem a medida que as cenas vão passando e a trama se desenvolve. Com um roteiro inteligente e ótimas atuações, inclusive das crianças que, na maioria, estão no seu primeiro trabalho como atores, o filme consegue desconstruir uma imagem do Japão como país rico e super eficiente, mostrando que mesmo nos locais mais desenvolvidos do mundo ainda existe uma periferia excluída. Outro mérito desse lindo filme é mostrar que os laços entre as pessoas nem sempre precisam ser biológicos e que o amor é o que realmente nos aproxima, independentemente dos vínculos de sangue.

Nota 10!

Assunto de Família está disponível atualmente para streaming na Netflix e para aluguel no iTunes, Google Play e Microsoft (clique no JustWatch para saber mais).


Veja também:

3 comentários em “ASSUNTO DE FAMÍLIA – 2018

Adicione o seu

  1. Família é quem nos acolhe, né? Acho que essa é a mensagem que essa perfeição de filme me deixou. Como você disse, o que importa é o amor e nada mais.

    Acho tão linda a forma como essa história é contada, de forma tão orgânica, ainda por cima fazendo uma belíssima crítica.

    Guardo este com carinho no meu <3. Aquele final me quebrou totalmente.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: