C.R.A.Z.Y. – 2005

Um verdadeiro clássico LGBTQ+ do cinema do Canadá, C.R.A.Z.Y. (que em português do Brasil recebe o título C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor) é um aclamado filme que mistura drama e comédia dirigido pelo talentoso cineasta canadense Jean-Marc Vallée. O roteiro é co-escrito por Vallée ao lado do roteirista François Boulay, também canadense, e é inspirado nas experiências de Boulay crescendo como um homem gay. Nesse coming-of-age, acompanhamos a história de Zac (vivido por um ótimo Marc-André Grondin), um jovem homossexual que lida com a homofobia enquanto cresce ao lado de seus quatro irmãos e seus pais em Quebec durante os anos 1960 e 1970. O quarto entre cinco irmãos, todos meninos, Zachary tem uma infância marcada pelos aniversários natalinos em família. Sua adolescência traz a descoberta da sua homossexualidade e uma negação profunda para não decepcionar seu pai. A maturidade, contudo, chega e traz uma libertadora viagem que fará com que ele enfrente a realidade de uma vez por todas.

É fácil reconhecer o tom biográfico de C.R.A.Z.Y., cuja edição original e desenvolvimento criativo nos ajudam a mergulhar na vida daqueles personagens carismáticos. O filme faz um ótimo trabalho em nos transportar no tempo e emprega uma extensa trilha sonora, com artistas como David Bowie, Pink Floyd, Patsy Cline, Charles Aznavour e The Rolling Stones. As performances também são sólidas no geral e ajudam a compor esse épico sobre auto-aceitação que, graças ao texto autêntico e inteligente, consegue trazer um tom divertido para esse drama intenso. O destaque está no protagonista Marc-André Grondin, bem como na excelente Danielle Proulx, que vive a mãe do personagem principal. Em resumo, não há como não se envolver nessa trama que representa tão bem as batalhas vividas por muitos jovens LGBTQ+, não só no Canadá, como ao redor de todo o mundo.

Nota 9.

No momento da publicação deste artigo, C.R.A.Z.Y. não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: