CENTRAL DO BRASIL – 1998

Um dos maiores clássicos cinema brasileiro, premiado e aclamado ao redor do mundo, Central do Brasil (que nos EUA ganhou o nome de Central Station) é um drama emocionante estrelado por uma das maiores atrizes do cinema e da dramaturgia do mundo: Fernanda Montenegro! E o melhor de tudo é que todos esse superlativos não são exagero. O filme dirigido por Walter Salles emocionou o mundo ao contar a história de Dora, uma professora aposentada que se tornou amargurada com o passar do tempo; ela passa parte do seu dia na estação Central do Brasil no Rio de Janeiro, onde escreve cartas para pessoas analfabetas que querem entrar em contato com parentes e amigos distantes. Na maioria das vezes, Dora nem envia essas cartas, até o dia em que ela conhece Josué e sua mãe, que escrevem para o pai do garoto que vive no Nordeste. Quando a mãe de Josué morre num acidente de trânsito, cabe à Dora decidir o que fazer com o menino, e é aí que os destinos dos dois muda para sempre.

Uma história emocionante com o texto do hoje novelista João Emanuel Carneiro, Central do Brasil evoca os sentimentos mais sinceros numa história onde pessoas sem esperanças no futuro encontram na amizade uma nova razão para acreditar na vida. Fernanda Montenegro domina cada cena, cada tomada com sua interpretação digna de Oscar de Melhor Atriz, para qual ela foi indicada (e como sabemos, foi roubada por Gwyneth Paltrow para a indignação dos brasileiros, da Glenn Close e de qualquer um que tenha bom senso). Além dela, o jovem Vinícius de Oliveira surpreende em sua estreia diante das câmeras, e a grandiosa Marília Pêra também brilha, mesmo num papel menor. Numa longa viagem do Rio de Janeiro para o interior do Ceará, o filme mostra as paisagens de um Brasil esquecido, mas não menos estonteantes. Além de visuais incríveis, a música, composta por Antonio Pinto, Jaques Morelenbaum e Stewart Copeland colabora para criar a emocionante atmosfera dessa obra prima do cinema nacional.

Nota 10!

Atualmente, Central do Brasil, que além da indicação ao Oscar de Melhor Atriz foi também indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro, está disponível para streaming no Telecine e para aluguel no Mubi e no iTunes (veja detalhes no JustWatch).


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: