
Acho até complicado falar de A Chegada, porque é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Já assisti algumas vezes e sempre me afeta como se fosse a primeira vez. Pra mim esse é o auge da carreira do Denis Villeneuve, maravilhoso diretor canadense, muito embora ele ainda seja super jovem e tenho muitos anos de trabalho pela frente! Além de ser um dos filmes mais bem feitos que eu já vi e ter uma das histórias mais surpreendentes, ele une duas áreas que estudei por anos: linguística e relações internacionais (sim, sou formado em Letras e em RI). A Chegada conta a história da linguista Drª Louise Banks, que foi convidada pelo exército a auxiliar na comunicação com os seres extraterrestres que apareceram na Terra misteriosamente.
A mensagem principal do filme, dentre tantas que podem ser compreendidas, é de que a comunicação é o caminho para a salvação da espécie humana. A falta de comunicação entre pessoas e entre países destrói as possibilidades de cooperação e leva às guerras. Pode parecer óbvia essa conclusão, mas o filme nos faz entender que não é, e ele vai além. Ele mostra que a linguagem é também uma forma de amor, uma forma de viver a vida de forma mais plena. A medida que a Drª Louise interage com os alienígenas, sua vida passa a adquirir novos sentidos e faz com que nós, espectadores, passemos a nos perguntar o que faríamos no lugar dela. E eu, pelo menos, até hoje me pergunto…
Nota 10!
Arrival é praticamente perfeito, a direção, o roteiro, a Amy Adams, tudo maravilhosamente incrível. Claro, tem o Jeremy Renner que estraga um pouco, mas dá pra ignorar esse fato! Para assistir esse filme que me fez chorar por meses é só acessar a plataforma da Globoplay, da Microsoft Store, do iTunes ou do Google Play!
Descubra mais sobre Legenda Sincronizada
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

