
O filme de 2024 “Challengers” (“Rivais”, na versão em português do Brasil) é um drama romântico esportivo dirigido por Luca Guadagnino, escrito por Justin Kuritzkes e estrelado por Zendaya, Josh O’Connor e Mike Faist. A história gira em torno de um campeão de tênis profissional, Art Donaldson (Faist), que planeja um retorno com a ajuda da sua esposa, Tashi Duncan (Zendaya), uma ex-prodígio de tênis que se aposentou após uma lesão. O retorno de Art é complicado por sua rivalidade com seu ex-melhor amigo e ex-namorado de Tashi, Patrick Zweig (O’Connor), que também é um jogador de tênis. O filme explora temas de amor, rivalidade e crescimento pessoal através da metáfora de tênis, mostrando as complexidades das relações humanas e a intensidade dos esportes competitivos.
No geral, “Challengers” é um bom filme. Com ótimas atuações e edições de som e imagem bastante criativas, a obra consegue segurar a atenção do expectador do começo ao fim, mesmo com inúmeros saltos temporais que possam parecer cansativos e repetitivos. São esses saltos, no entanto, que fazem com que o desenvolvimento da história aconteça e com que as personagens sigam rumos distintos, o que no final dá o sentido da narrativa como um todo. A conclusão da história, no entanto, pode frustrar algumas expectativas, então é melhor manter a mente aberta e não tentar adivinhar o desfecho do filme. O ideal é se entregar às cenas angustiantes que dão ao drama romântico um ar de suspense esportivo, que talvez seja o ponto alto do longa. No histórico do diretor Luca Guadagnino, que eu considero bastante irregular, “Challengers” ocupa um posição relativamente boa, muito superior aos seus trabalhos mais recentes, como fraca série We Are Who We Are. O filme traz a sensualidade e questões de orientação sexual que já estamos acostumados a encontrar nas obras do diretor italiano, mas de forma mais natural e autêntica. Alguns podem dizer que “Challengers” força um pouco nesse sentido, focando mais nas provocações visuais do que no seu conteúdo, mas talvez esse seja realmente o objetivo aqui, e dessa forma o filme trabalha bem no que se propõe.
Nota 7.
No momento da publicação deste artigo, “Challengers” ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil, mas pode ser encontrado em cartaz na maioria dos cinemas. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥
Veja também:
Descubra mais sobre Legenda Sincronizada
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe um comentário