CIVIL WAR – 2024

“Civil War” (“Guerra Civil” no português do Brasil) é um filme de guerra distópico de 2024 escrito e dirigido por Alex Garland, conhecido por histórias de ficção científica como Ex Machina. O filme segue uma equipe de jornalistas incorporados entre os militares enquanto eles viajam através de um Estados Unidos em guerra para chegar a Washington D.C. antes que facções rebeldes alcancem a Casa Branca. A trama se passa em um futuro onde os Estados Unidos mergulharam em uma guerra civil, com o Presidente liderando o exército contra forças secessionistas dos estados do Oeste. Os jornalistas – a veterana fotógrafa de guerra Lee (Kirsten Dunst), o correspondente da Reuters Joel (Wagner Moura), a fotógrafa iniciante Jessie (Cailee Spaeny) e o repórter idoso Sammy (Stephen McKinley Henderson) – estão determinados a cobrir o conflito e entrevistar o Presidente, apesar do imenso perigo. Enquanto percorrem caminhos sinuosos em direção ao sul, o grupo testemunha a devastação da guerra civil, com cidades reduzidas a escombros e civis pegos no fogo cruzado. O filme explora temas de integridade jornalística, o custo da verdade e a resiliência do espírito humano em meio ao caos da guerra.

“Civil War” talvez seja o filme mais duro e realista de Alex Garland, que não foge de temas delicados e polêmicos em suas obras, geralmente tensas e desconcertantes. Dessa vez, no entanto, o diretor parece mais maduro nas escolhas, muito embora não haja uma tentativa clara de ser realista na hora de descrever o conflito político do filme. Na história de “Civil War”, alguns estados dos EUA buscam por independência, e nisso vimos a união de California e Texas contra o governo central, o que não é nem um pouco plausível nas configurações atuais de política e poder nos Estados Unidos. Mas esse realmente está longe de ser o foco da obra, que se preocupa muito mais em retratar os reflexos de uma guerra na humanidade através dos olhos de fotojornalistas que seguem os eventos bem de perto. E esse é o grande mérito de “Civil War”, mostrar a angústia daqueles cuja profissão é estar ao lado da morte. Nisso o filme acerta em cheio e emociona diversas vezes com a brutalidade que cerca seus protagonistas, todos entregando ótimas atuações. Jesse Plemons, tem uma pequena participação no filme e não deixa de roubar a cena, como é de costume. A edição e a fotografia do longa também são de tirar o fôlego, contrastando a sua temática com belas cenas que tornam esse drama um grande espetáculo.

Nota 9.

No momento da publicação deste artigo, Civil War ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:



Descubra mais sobre Legenda Sincronizada

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑