THE TEXAS CHAIN SAW MASSACRE – 1974

Geralmente considerado um dos melhores e mais influentes filmes de terror da história do cinema, The Texas Chain Saw Massacre (O Massacre da Serra Elétrica, na versão em português do Brasil) é uma obra estadunidense de 1974 produzida e dirigida por Tobe Hooper a partir de uma história e roteiro de Hooper e Kim Henkel. Um divisor de águas que ajudou a criar novos padrões para os filmes de terror slasher, ele segue um grupo de amigos que são vítimas de uma família de canibais, entre eles o temido Leatherface – enquanto visitam uma antiga casa. O filme foi comercializado como sendo baseado em fatos reais para atrair um público mais amplo, mas seu enredo é em grande parte ficcional; embora o personagem de Leatherface e pequenos detalhes da história tenham sido inspirados pelos crimes reais do assassino em série Ed Gein, que atuou no estado do Wisconsin entre as décadas de 40 e 50. Hooper produziu o filme com um pequeno orçamento e usou um elenco de atores relativamente desconhecidos, vindos principalmente do centro do Texas, onde o filme foi rodado. Devido ao conteúdo violento do filme, a produção lutou para encontrar um distribuidor e enfrentou dificuldades para conseguir rodar nas salas de cinema dos Estados Unidos e de outros países, muitos dos quais baniram o filme, e vários cinemas pararam de exibir o filme em resposta a reclamações sobre sua violência.

Somente por esse contexto já é possível perceber o quão polêmico The Texas Chain Saw Massacre foi ao ser lançado. Só isso já basta para indicar o quão relevante ele foi para a história do terror como um todo e as portas que ele abriu para que o gênero pudesse se expandir. E mesmo com um orçamento bastante limitado, Tobe Hoober conseguiu produzir e dirigir um filme convincente, inovador e aterrador. Em menos de 90 minutos, acompanhamos a desesperadora história de Sally (Marilyn Burns) e seu irmão, Franklin (Paul A. Partain), numa espiral de loucura que deixa qualquer espectador apreensivo. Os atores convencem, tanto os protagonistas quanto os vilões. À medida que o grupo é atacado um a um pelo Leatherface, que usa uma inesquecível máscara de pele humana, e sua ameaçadora motosserra, nos colocamos no lugar dos sobreviventes que devem fazer tudo para escapar. E nesse caso, o baixo orçamento e os atores desconhecidos deixam a história mais autêntica e arrepiante.

Nota 8.

No momento da publicação deste artigo, The Texas Chain Saw Massacre está disponível nas plataformas de streaming do Looke, NetMovies e Oldflix. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: