INSIDE – 2021

Um especial de comédia do multitalentoso Bo Burnham para a Netflix, Inside (também chamado de Bo Burnham: Inside) é um dos lançamentos mais impactantes de 2021 e de todo período pandêmico que estamos vivendo desde o início de 2020. Escrito, dirigido, filmado, editado e protagonizado por Bo Burnham durante o período de quarentena, o especial de uma hora a meia de duração aborda temas como saúde mental, tecnologia, relações humanas e as inúmeras adaptações pelas quais tivemos que passar para enfrentar a pandemia de covid-19. Como os demais especiais de Burnham, Inside também é musical e acompanha um álbum lançado nas plataformas de streaming dias após a estreia do especial em si. Como era de se esperar, o comediante também escreveu e compôs todas as músicas da obra. Assim, não é de se assustar que Inside tenha sido uma grande sucesso de público e de crítica.

Eu nunca me considerei o maior fã de especiais de comédia, que geralmente são sessões de stand up transformadas em um programa. E mesmo o humor de comédias stand up nunca foi meu tipo favorito de humor. Talvez por isso eu tenha ido assistir Inside com uma certa relutância, mesmo gostando muito do trabalho de Burnham como diretor e roteirista no excelente Eighth Grade ou como ator no marcante Promising Young Woman, por exemplo. Foi um outro especial de comédia da Netflix que me ajudou a quebrar esse preconceito, na verdade, o maravilhoso Nanette de 2017, da hilária comediante australiana Hannah Gadsby. Então quando Inside foi lançado, pensei que poderia ser mais um especial que me ajudasse a enxergar esse tipo de arte com bons olhos. O que eu não esperava era ser completamente conquistado por uma obra tão relevante e contundente em tudo que se propõe.

Primeiramente, claro, precisamos exaltar o trabalho de Burnham. Ele simplesmente fez tudo nesse especial, e tudo muito bem. As piadas são muito bem escritas, as cenas são bem dirigidas, o trabalho de câmera e a edição são fabulosos e as músicas são gostosas de ouvir, e todas elas têm letras impressionantes, mesmo as mais bobinhas. O fato de que foi tudo gravado num único cômodo, sem plateia e sem um grande show nos ajuda a criar uma relação bastante íntima com o comediante, que aproveita para se abrir totalmente e falar dos seus dramas mais profundos em Inside, que tem momentos verdadeiramente dramáticos. Claro, esse contexto de enclausuramento nos faz também criar uma identificação com o momento que Bo Burnham viveu, uma vez que estamos há meses com contatos sociais bastante reduzidos, vivendo de forma mais solitária. E é aí que o especial mais acerta, ele descreve como poucos as dificuldades de se manter e sanidade num dos momentos mais difíceis da história humana recente. Inside certamente ficará marcado como um dos melhores especiais já produzidos e como umas das obras que melhor soube captar o espírito da pandemia atual.

Nota 10!

No momento, Inside está disponível para streaming na Netflix.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: