FRIENDS: THE REUNION – 2021

Não há como negar o absurdo impacto que o seriado da rede de TV norte-americana NBC teve na cultura, nos hábitos, na televisão e no zeitgeist dos anos 90 e no começo dos anos 2000 no mundo como um todo. Friends foi um marco na televisão mundial e na história dos sitcoms, um fenômeno que até hoje, 17 anos após seu encerramento, não foi igualado por nenhuma outra série de comédia da TV mundial, seja ela dos canais abertos, a cabo ou nos serviços de streaming. Foi esse gigantesco sucesso que levou fãs dos quatro cantos do planeta a clamarem por num episódio extra, uma reunião dos seis amigos, ou até mesmo um filme com os personagens. A despedida dessa série que marcou as vidas de tantas pessoas ao longo de 10 temporadas foi difícil para muita gente, mas agora em 2021, diversas dessas pessoas finalmente tiveram seu desejo realizado com o especial da HBO Max intitulado Friends: The Reunion, que traz Rachel, Phoebe, Monica, Ross, Chandler e Joey de volta às nossas TVs. Ou melhor, nesse caso, quem retorna são os atores Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, Courteney Cox, David Schwimmer, Matthew Perry e Matt LeBlanc, uma vez que o episódio nada mais é do que uma espécie de documentário em que os atores revisitam cenários, memórias e a influência que o show teve em suas vidas.

Assim como Friends envelheceu, envelheceram também os atores, mas eu diria que os seis astros da TV envelheceram melhor do que a série em si. Mas mesmo com o passar do tempo, é notável a ótima química entre eles. E é notável também como os atores emprestaram muitas de suas características aos personagens, porque ao ver os seis protagonistas de Friends reunidos, enxergamos facilmente os seis inseparáveis amigos de Manhattan que conhecemos em 1994. O especial conta ainda com relatos dos criadores David Crane e Marta Kauffman e com a participação de atores convidados que participaram da série e de fãs famosos e anônimos dando depoimentos de como a série influenciou suas vidas. É impossível não se emocionar, principalmente quem viveu o auge da série e viu naquelas histórias algo especial e a vontade de viver num grupo de amigos como aquele.

Ao mesmo tempo, há vários pontos do especial que podem ser questionados, e eu diria que o primeiro deles é o timing, que é completamente errado. Depois de tanta espera, me parece que o interesse nesse especial já seja bem menor do que ele foi um dia, então fica um sentimento de que ele se tornou desnecessário, principalmente levando em conta que ele foi gravado durante a pandemia atual, colocando vários atores acima dos 50 anos juntos por um longo período. Além disso, o episódio em si é uma super produção que passa da conta, com muitos segmentos quebrados em pequenas partes, com muitos convidados especiais, muitas idas e vindas que fazem o episódio ficar no mínimo engessado, isso quando os segmentos são bons, o que nem sempre é o caso. Há algumas mesas de leituras do texto que são mais divertidas ou conversas entre os seis atores no set de filmagens que emocionam, mas há também diversos momentos arrastados e forçados, como aqueles nos quais eles são entrevistados por ninguém, mais ninguém menos que o insuportável James Corden. E preciso confessar que no meu caso, a expectativa maior era de que houvesse pelo menos alguns minutos de episódio roteirizado, com os atores interpretando seus papeis, nem que fosse numa única cena inédita, mas isso não acontece. De qualquer forma, os fãs mais aficionados de Friends vão ter bons momentos para relembrar da sua relação com o maior sitcom de todos os tempos.

Nota 6!

Friends: The Reunion está disponível através da HBO Max que chega no Brasil em junho.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: