A CÂMERA DE CLAIRE – 2017

Um filme simples e delicado, A Câmera de Claire (La caméra de Claire, no original em francês), é uma típica obra do diretor sul-coreano Hong Sang-soo. Ambientado no sul da França durante o Festival de Cinema de Cannes, a trama foca na história de Manhee, uma jovem coreana que trabalha na indústria de cinema e é demitida por sua chefe após ser acusada de ser desonesta. Enquanto tenta lidar com a situação, Manhee conhece uma francesa, Claire, enquanto caminha pela a praia. A francesa veio de Paris acompanhar uma amiga no Festival de Cannes e acaba sem querer se conectando com o universo de Manhee. Aos poucos as duas se aproximam e Claire explica como a fotografia a ajuda a ver o mundo.

É realmente um filme singelo e sem muitas pretensões. Embarcamos na história de Manhee, interpretada por Kim Min-hee, mesmo sem saber exatamente quem é essa protagonista, mas o filme nos faz simpatizar com ela facilmente. O mesmo acontece com a chegada da professora parisiense, Claire, vivida pela grande Isabelle Huppert, que facilmente conquista os espectadores com seu carisma. Ao mesmo tempo, a história apenas arranha a superfície das vidas dessas mulheres e confesso que esperava uma maior profundidade. Além disso, o filme utiliza alguns recursos de inversão da ordem cronológica que me parecem completamente desnecessários. De todo jeito, é um olhar interessante sobre encontros e desencontros.

Nota 7!

A Câmera de Claire está disponível para assistir gratuitamente no SESC Digital até o dia 15 de outubro de 2020! Além disso, você contra o filme no Looke, no NetMovies e no Belas Artes à La Carte (veja no JustWatch).


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: