A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS – 2019

A Felicidade das Pequenas Coisas (que em inglês leva o nome de Lunana: A Yak in the Classroom e no original em dzongkha/butanês se chama simplesmente Lunana/ལུང་ནག་ན) é um filme dirigido, escrito e co-produzido pelo cineasta butanês Pawo Choyning Dorji em seu longa-metragem de estreia. Um drama com elementos de coming-of-age adulto, o filme teve sua estreia mundial no BFI London Film Festival. Ele também foi o escolhido do Butão para representar o país no Oscar de 2022 e acabou sendo um dos cindo indicados na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional, para a surpresa de muitos apostadores. O filme conta a história do jovem Ugyen (vivido por Sherab Dorji), um professor que também é um cantor aspirante. Ele vive com sua avó na capital do país, Thimphu, e sonha em obter um visto para se mudar para a Austrália. Mas antes que ele consiga fazer isso, Ugyen precisa terminar seu último ano de serviço de ensino do governo como professor na escola da aldeia mais remota do Butão, na distante e inacessível vila de Lunana, numa das escolas mais isoladas do mundo.

Em outras circunstâncias, A Felicidade das Pequenas Coisas poderia ter dado muito errado. Aqui, felizmente, ele consegue acertar o bastante para se tornar um filme assistível e com uma mensagem bonita, mesmo que um pouco forçada. O drama quer insistir demais na mensagem de que o Butão é um país muito bom e com um povo feliz, que não há motivos para que seus habitantes queiram deixar o país, e essa tecla é batida muitas vezes no filme que ele chega a parecer uma propaganda do governo butanês. O tempo em que o filme mostra crianças cantando o hino nacional poderia ter sido mais bem utilizado desenvolvendo a relação e entre o professor da cidade e as pequenas e adoráveis crianças do vilarejo de Lunana. Ainda assim, o filme tem boas intenções e consegue transmiti-las na maior parte do tempo, mesmo que de forma muito expositiva e com um texto mediano e bastante moralista. O elenco faz bem seu trabalho, no entanto, e consegue convencer mesmo quando o enredo deixa a desejar. O maior destaque do filme, contudo, talvez seja a fotografia, que entrega tomadas belíssimas das paisagens montanhosas do Butão e ângulos originais em cenas simples de diálogos.

Nota 6.

No momento da publicação deste artigo, A Felicidade das Pequenas Coisas está disponível nas plataformas oficiais de streaming do Now e do Belas Artes à la Carte. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: