ATTICA – 2021

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário na cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deste ano, Attica (que mantém o mesmo título em português do Brasil) é um documentário estadunidense dirigido pelos cineastas Stanley Nelson e Traci Curry. Ele estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2021 em setembro de 2021 e foi ao ar no canal Showtime em outubro do mesmo ano. Através de imagens de arquivo e entrevistas, principalmente, o documentário faz uma retrospectiva de 50 anos da revolta de Attica de 1971 através de relatos de diversos presos (principalmente negros e latinos) que fizeram parte do evento. Este mergulho irritantemente vívido na revolta que aconteceu na prisão de segurança máxima da pequena cidade de Attica, no interior do estado de Nova York, lança uma nova luz sobre a violência e o racismo duradouros do sistema prisional e destaca a necessidade urgente e contínua de reforma mesmo tantas décadas depois da tragédia que tirou a vida de 43 pessoas.

Attica é um documentário tradicional, com muitos detalhes sobre um eventos que aconteceu no decorrer de cinco dias. Ele toma o seu tempo para construir a narrativa de cada um dos envolvidos que participam do filme por meio de entrevistas e acaba se tornando um pouco cansativo. Mas isso não faz a sua história menos impactante e necessária de ser contada. A rebelião que acontece em Attica é contada de forma honesta e sincera por aqueles que testemunharam os acontecimentos em primeira mão e a maioria da construção da história se encaixa perfeitamente. O último ato, no entanto, parece um pouco apressado e poderia ter sido melhor detalhado, afinal, é o momento em que toda injustiça social tem sua maior demonstração através de atos de violência. Sinto que esse ritmo irregular prejudica ainda mais a narrativa, mas não faz com que Attica deixe de ser uma obra importante e comovente.

Nota 6.

No momento da publicação deste artigo, Attica ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: