Sundance 2022: 892

Dirigido pela cineasta Abi Damaris Corbin em sua estreia a frente de um longa-metragem, 892 é um drama cheio de suspense baseado em fatos reais e protagonizado pelo sempre ótimo John Boyega. O aguardado filme que acabou de ter sua premiere no festival de Sundance traz a história real do veterano de guerra estadunidense Brian Brown-Easley (Boyega). Com efeitos traumáticos originados após sua participação na Guerra do Iraque, Brian sobrevive com o auxílio de cheques que recebe do United States Department of Veterans Affairs, ou simplesmente VA, o órgão do governo responsável por criar políticas de assistência aos ex-soldados que lutaram em guerras pelos Estados Unidos. Quando Brian percebe que não vai receber seu cheque, ele se vê à beira da miséria, sem ter nem onde morar e sem poder alcançar as expectativas da filha. Sem outras opções, o ex-soldado entra num banco da cidade onde vive e diz: “eu tenho uma bomba”.

892' Review: John Boyega & Michael Kenneth Williams Movie Based On True  Story – Deadline

892 é um suspense dramático impressionante que examina o fracasso sistêmico de nossas instituições e nossa incapacidade de lidar com as necessidades mais humanas da sociedade de hoje em dia. Acompanhamos um homem desesperado que luta por justiça, sua demanda é simples e não parece nem um pouco difícil de ser acatada, mas as forças contrárias são tão inertes e ignorantes, que levam qualquer um a cometer atos impensados. E isso certamente nos abala ainda mais por ser uma história real, não só de Brian, mas de diversas outras pessoas. Como pode um governo mandar um cidadão para uma guerra mentirosa, destruir sua vida e ainda se eximir de qualquer responsabilidade? Essa é a grande questão que o filme nos traz, que talvez seja melhor resumida pela fantástica cena que nos explica o motivo pelo qual a obra se chama 892.

Além dessa história impactante e bem desenvolvida, 892 é também cheio de performances surpreendentes que tornam este difícil drama da vida real ainda mais chocante e comovente. John Boyega está excelente como o veterano aos pedaços, mas também merecem destaque Michael Kenneth Williams, como um negociador da polícia; Nicole Beharie e Selenis Leyva, como as gerentes do banco assaltado; Olivia Washington, como a ex-mulher de brian; e Connie Britton, no papel de uma jornalista contatada pelo ex-soldado. Há uma transição do primeiro ato para o segundo, quando o universo da história se abre, que acho que poderia ter sido melhor trabalhada, mas é só um pequeno detalhe. Com certeza essa é uma ótima estreia de Abi Damaris Corbin e um filme que merece ser assistido!

Nota 8!

No momento da publicação deste artigo, 892 acaba de estrear em Sundance e ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: