RESPECT – 2021

Respect é uma biografia, sim, mais uma das inúmeras biografias de 2021, dessa vez sobre a vida da diva da música norte-americana Aretha Franklin. Dirigido pela cineasta nascida na África do Sul, Liesl Tommy, e escrito pelas experientes roteiristas Tracey Scott Wilson e Callie Khouri, o drama musical conta a história da vida da cantora aqui interpretada pela fabulosa Jennifer Hudson, desde sua infância na década de 1950 até os anos 70, no lançamento do seu aclamado álbum Amazing Grace. O filme, em português, leva o título Respect – A História de Aretha Franklin, e traz alguns dos momentos mais impactantes da vida de aclamada artista, que inclui seu crescimento numa influente família afro-americana de Detroit, a perda prematura de sua mãe, a difícil saga rumo ao estrelato, o casamento abusivo, o machismo e o racismo constantes, seu envolvimento com Martin Luther King Jr e o movimento negro dos Estados Unidos, entre outros.

Primeiro de tudo, por mais que Respect seja uma música importante no filme e na carreira de Aretha Franklin, me parece que Amazing Grace seria um título mais apropriado, até porque com esse nome, a conexão com a cantora ficaria mais clara. De qualquer forma, esse é o menor dos problemas dessa biografia. O sentimento principal é de superficialidade. Como pode um filme de duas horas e meia ter tão pouco a contar? Por mais que o enredo traga vários momentos da história da cantora, nenhum deles é abordado com a profundidade necessária e ficamos com a impressão de que não aconteceu muita coisa na vida de Aretha, o que com certeza não é o caso. Talvez o problema seja um foco muito maior em seus primeiros anos de carreira, não tenho certeza, mas parece que falta algo. E, claro, Respect emprega a mesma velha fórmula de biografia que já não nos empolga ou comove mais, mesmo o drama que esperamos desse tipo de biografias estereotipadas parece minimizado aqui. Os pontos positivos são as músicas e, claro, o elenco é muito bom no geral, principalmente a protagonista Jennifer Hudson, que é uma força da natureza.

Nota 4!

No momento da publicação deste artigo, Respect ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: