THE EYES OF TAMMY FAYE – 2021

Baseado em grande parte no documentário lançado no ano 2000 que leva exatamente o mesmo título, The Eyes of Tammy Faye (que até o momento não possui um nome oficial em português) é um drama biográfico que conta a história de controversa Tammy Faye e de seu marido Jim Bakker, dois dos mais famosos televangelistas da história dos Estados Unidos. O filme acompanha a ascensão do casal que construiu um verdadeiro império de igrejas que, além da transmissões pela TV, contava até mesmo com um parque temático. Tammy, aqui interpretada de forma fenomenal pela brilhante por Jessica Chastain, se tornou uma figura querida e amada não apenas pelos religiosos, mas por grupos inusitados, como a comunidade LGBTQ da época, por ela ser uma das poucas pessoas famosas que estendeu a mão para aceitar os gays no auge da epidemia de HIV/AIDS dos anos 80. Mas como é comum nesse universo, a vida do casal não foi sem controvérsias, e com um acúmulo de escândalos sucessivos, Tammy e o marido (vivido por um competente Andrew Garfield) acabaram vendo seu império desabar aos poucos.

The Eyes of Tammy Faye, dirigido por Michael Showalter, é uma biografia padrão, como a grande maioria das biografias produzidas nos Estados Unidos/Europa. Ela não foge dos problemas que essas interpretações das vidas das pessoas possuem. A história toda parece muito enxugada, como se tivesse receio em se aprofundar nas verdades por traz da vida de Tammy. Muito do apelo do filme vem do incrível desempenho de Jessica Chastain, o que é inegável. A atriz entrega uma das melhores performances de sua carreira no papel da infame televangelista e ela com certeza será um nome bastante comentado na temporada de premiações que está começando agora. Mas fora isso, é um filme fica aquém do esperado, o que pode inclusive influenciar negativamente as chances de reconhecimento de Chastain, uma vez que a maioria das críticas da biografia têm sido bem mornas. A impressão final é que a obra não consegue problematizar a personagem principal e não se aprofunda em suas motivações como poderia e como deveria para criar uma trama convincente. Falta alguma coisa, mesmo depois de 2 horas de duração, e não parece muito autêntico, infelizmente.

Nota 5!

No momento da publicação deste artigo, The Eyes of Tammy Faye ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: