KING RICHARD – 2021

Mais uma das muitas biografias lançadas em 2021, King Richard (que em português leva o título King Richard: Criando Campeãs) é um drama dirigido por Reinaldo Marcus Green e escrito por by Zach Baylin. O filme traz para a ficção a impressionante história de vida da família Williams, encabeçada pelo pai, Richard Williams, interpretado por um excelente Will Smith. Acompanhamos a história de Richard e Oracene “Brandy” Price (interpretada magistralmente pela incrível Aunjanue Ellis), os pais de Venus e Serena Williams – duas das maiores tenistas de todos os tempos – enquanto elas, ainda crianças, seguem o plano minuciosamente elaborado pelo seu pai para se tornarem não somente grandes campeãs no esporte, mas também grandes cidadãs do mundo. A família ainda é composta pelas meio-irmãs Tunde, Isha e Lyndrea, que acompanham as irmãs em todos os treinos. No filme, as irmãs Venus e Serena são interpretadas pelas maravilhosas Saniyya Sidney e Demi Singleton respectivamente.

King Richard é um filme lindo e emocionante, mesmo sendo formulaico ao mesmo tempo. O filme não foge do padrão das biografias, ele traz momentos marcantes das vidas das personagens, na maioria das vezes apresentados de forma mais dramatizada do que realmente aconteceram para causar um maior impacto nos espectadores, e isso funciona. É impossível não se comover com a história dessa família, ainda mais sabendo da garra e da determinação das atletas na vida real. O maior destaque na trama são as atuações, com Will Smith e Aunjanue Ellis entregando performances inspiradas e memoráveis. Ainda assim, não dá para deixar de mencionar que a carga dramática chega a ser exagerada, principalmente no primeiro ato do filme, o que parece mais forçado do que o necessário numa história que já sabemos ser tão incrível. E claro, King Richard sofre dos mesmos defeitos de toda biografia padrão que santifica seu personagem principal. Temos uma curta passagem onde o filme parece que vai se aprofundar nas contradições e complexidades de Richard, mas logo desistem e seguem adiante como se nada tivesse acontecido e como se o homem nunca tivesse errado na vida. Ainda assim, é um filme gostoso de assistir e bem feito no geral.

Nota 7!

No momento da publicação deste artigo, King Richard ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil, mas ele deverá chegar em breve na HBO Max. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: