ARMY OF THIEVES – 2021

A história que antecede Army of the Dead, o filme de zumbis de Zack Snyder que também estreou esse ano, Army of Thieves (Exército de Ladrões: Invasão da Europa, em português) foca no personagem Ludwig Dieter, que aqui é mais conhecido pelo nome Sebastian Schlencht-Wöhnert, interpretado por Matthias Schweighöfer, que também é o diretor da obra. Dessa vez, voltamos no tempo para acompanhar as primeiras aventuras do especialista em cofres logo no início do apocalipse zumbi que vai mudar o rumo da civilização humana. Enquanto essa assustadora epidemia não chega na Europa, Ludwig/Sebastian é abordado por uma misteriosa mulher (vivida por Nathalie Emmanuel) que lhe apresenta a um grupo de ladrões. O plano deles é encontrar e abrir os três cofres com segredos mais difíceis da Europa, todos desenvolvidos pelo habilidoso chaveiro alemão Hans Wagner. E será durante essa difícil tarefa que Ludwig desenvolverá as habilidades que conhecemos, e também onde ele terá algumas das experiências mais importantes de sua vida.

Army of Thieves tem seus bons momentos, mas também tem diversos elementos que fazem do filme uma experiência aquém do que poderia ser. Ele se encaixa bem no universo de Army of the Dead, isso é verdade, muito do humor e da atmosfera combina bem com filme de Zack Snyder. Mas a história é um tanto previsível e a premissa de acompanhar um abridor de cofres não é tão empolgante quanto parece. Ainda mais quando o filme quer amenizar toda a violência que estaria envolvida em invadir alguns dos cofres mais importantes da Europa. No fim das contas fica difícil acreditar nos riscos das situações apresentadas e o protagonista não ajuda muito nesse sentido, uma vez que a atuação exagerada de Matthias Schweighöfer deixa tudo ainda mais forçado. Nem vou citar aqui o “gay baiting” do personagem, que é mostrado algumas vezes com uma orientação sexual ambígua somente para chamar atenção do público LGBTQ. Do lado positivo, temos algumas personagens que roubam a cena, como é o caso de Korina, uma hacker brasileira (mesmo com o sobrenome Rodriguez) que faz parte do grupo de ladrões vivida pela excelente atriz alemã Ruby O. Fee, que viveu anos no Brasil. Outros personagens, no entanto, são clichés ao extremo, como o incompetente policial francês com sotaque exagerado interpretado por Jonathan Cohen.

Nota 5!

No momento da publicação deste artigo, Army of Thieves está disponível na plataforma de streaming da Netflix. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: