PROJETO FLÓRIDA – 2017

Projeto Flórida (The Florida Project, no original) é um filme sem igual. Ele consegue transportar o espectador de volta pra infância e fazê-lo enxergar um mundo como uma criança de uma forma tão honesta que pouquíssimos filmes conseguem. Ele conta a história de Moonee (numa atuação surpreendente da atriz mirim Brooklyn Prince), uma menina de apenas seis anos que vive com a mãe solteira, Halley, num hotel nas redondezas de um dos parques da Disney na Flórida. Moonee tem diversos amigos da mesma idade no hotel e em outros hotéis vizinhos, e juntos eles vivem aprontando. As famílias que vivem nos hotéis praticamente não possuem renda e vivem de programas sociais ou de doações de mantimentos, e o filme acompanha como a situação de Moonee e sua mãe fica cada mais mais precária com o passar do tempo.

Esse filme que é um “slice of life”, um recorte na vida de Moonee, tem como principal mérito justamente o fato de que nós vemos o desenrolar da história pela perspectiva de Moonee e das outras crianças. A situação das famílias é absolutamente desesperadora e se fosse mostrada do ponto de vista dos adultos, seria um drama assustador. Mas pelo olhar de Moonee, o mundo é um grande playground! E assim o filme se torna mais leve e divertido, mas não menos emocionante e dolorido quando a realidade bate a porta. O jogo de câmeras funciona perfeitamente, sempre mostrando o ângulo de visão das crianças, e a direção (de Sean Baker, que também dirigiu Tangerine) é fabulosa no geral. Destaque também para a atuação de Willem Dafoe, no papel de gerente do hotel, que foi indicada ao Oscar.

Projeto Flórida é um dos filmes mais incríveis dos últimos anos por conseguir mostrar como a situação econômica e social de várias famílias em situação de pobreza foi ainda mais prejudicada após a recessão de 2008. Ele mostra também a ironia de como essa miséria convive com a riqueza logo ao lado, usando a Disney como exemplo de um mundo de sonhos que nunca serão realidade para muitas crianças.

Nota 10!

Esse lindo filme, que mora no meu coração, está disponível atualmente para streaming no Amazon Prime Video e para aluguel no Google Play!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: