EL CAZADOR – 2020

Um dos diversos filmes LGBTQ+ do prolífico cineasta argentino Marco Berger, El Cazador (que em português é chamado de O Caçador e pode também ser encontrado com o título em inglês, Young Hunter) é um filme dramático cheio de suspense e tensão. Uma obra delicada que não deixa de tocar em temas polêmicos e complexos, El Cazador conta a história de Ezequiel (interpretado por um eficiente Juan Pablo Cestaro), um adolescente gay de dezesseis anos em seu despertar sexual que conhece um rapaz de vinte e um (vivido por um igualmente convincente Lautaro Rodríguez). Eles rapidamente começam um relacionamento e a situação se desenrola inesperadamente, colocando Ezequiel num dilema moral de graves consequências.

Enquanto eu sempre aplaudo um filme LGBTQ+ que se aventura em diferentes gêneros, como é o caso de El Cazador, que cria um drama quase que psicológico e lida com assuntos morais, existem algumas falhas importantes que não me permitiram gostar totalmente do resultado. Seu principal defeito está no texto, que parece ser um pouco simplista demais quando se trata de temas tão problemáticos quanto os dessa história. Talvez isso tenha sido proposital, uma vez que os personagens são mais introspectivos e o silêncio ajuda a construir a ótima atmosfera de El Cazador, ainda assim, esperava uma abordagem mais aprofundada dos problemas apresentados na trama. Mas voltando a falar da atmosfera, que é certamente arrepiante, ela é muito bem construída e ajuda a criar um clima de tensão e mistério que traz até uma autenticidade ao filme e faz com que espectadores se sintam tão encurralados quanto o jovem protagonista. Outro ponto positivo são os visuais, com uma fotografia bonita e um bom uso de ângulos para aumentar a sensação de apreensão da obra. Por fim, pode-se dizer que o desenvolvimento da narrativa como um todo é desigual, mas o filme não deixa de ser ousado, repleto de boas decisões técnicas e atuações sólidas.

Nota 6.

No momento da publicação deste artigo, El Cazador está disponível na plataforma de streaming da Netflix do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: